Prefeitura vai atender produtor local que está sem acesso ao Ceagesp

AlexandreHHugoAlexandre Hugo: pólo de comercialização local e regional que abrirá o mercado de hortifrutis

O secretário Alexandre Hugo de Morais, titular da Seaban (Secretaria de Abastecimento e Nutrição), está com os estudos avançados para transformar o Mercado Distrital deve em Ceaso (Central de Entreposto e Abastecimento de Sorocaba).

A informação consta em resposta de requerimento do vereador Rafael Militão (PMDB) e é a forma encontrada para atender a demanda dos produtores locais e de boa parte da Região Metropolitana que hoje não conseguem espaço na Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) devido ao alto custo que teriam de pagar para estar no local.

Alexandre Hugo explica que a decisão está tomada e no momento busca de recursos para viabilização e que a “proposta visa atender a carência de um espaço amplo que ofereça ao consumidor uma variedade de produtos em um local, vocacionada para dar um suporte técnico e logístico para os pequenos produtores, especialmente os da agricultura familiar. Será, sem dúvida, um pólo de comercialização local e regional que abrirá totalmente o mercado de hortifrutigranjeiros e olericultura. Toda a cadeia produtiva da agricultura estará ali presente, abrindo novas frentes de trabalho com força total”.

Neste sentido, explica Alexandre Hugo, “a Seaban pretende ampliar a venda direta de produtos da agricultura familiar de Sorocaba e região, ampliando as parcerias com o Conselho Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Comapa), com o Sindicato Rural de Sorocaba, de cooperativas agrícolas, Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) da Secretaria da Agricultura do Estado, universidades, entre outras organizações do setor agropecuário.”

“O edifício do Mercado Distrital foi identificado como o ideal para se iniciar um amplo projeto de organização dos espaços públicos destinados ao abastecimento da cidade, resgatando a função para o qual foi projetado e construído, atendendo assim as demandas do setor produtivo de Sorocaba, principalmente em relação aos produtores da agricultura familiar”, afirma o vereador Militão.

Histórico do Distrital

O Mercado Distrital é um próprio público municipal, pertencente a Prefeitura de Sorocaba o qual está sob responsabilidade da Secretaria de Abastecimento e Nutrição. Está localizado na Vila Fiori e possui área total de 14.742 m2 e 3.364,60 m2 de área construída. É um edifício tradicional construído no ano de 1986 e hoje necessita de reestruturação.