PT escolhe duas secretarias e correligionários históricos decidem abandonar a legenda por não aceitar esta coalização

GlauberSecultDe acordo com decisão do Diretório Municipal do PT de Sorocaba, reunido no último sábado (26), a bancada de vereadores manteve tratativas com a prefeita Jaqueline Coutinho, com o objetivo de contribuir para o bom andamento do seu governo e a estabilidade da política sorocabana.

Assim, ficou decidido que o PT ocupará duas pastas no governo municipal. A primeira delas é a da Cultura e Turismo, que terá como secretário o sociólogo Glauber Piva. A segunda, é a Secretaria da Cidadania e Participação Popular, que terá como titular o advogado Paulo Henrique Soranz.

Glauber Piva esteve à tarde na sede da Secretaria da Cultura e se reuniu com os funcionários, como mostra a foto desta postagem.

Festa da bancada não é de todo diretório

O professor João Negrão, entre outros que se manifestaram a respeito dessa decisão do PT, é escolhido por mim para expressar que o clima de festa de quem assume o governo não é unânime dentro do PT sorocabano.

Logo no começo da tarde João Negrão postou num grupo do partido:

“Caros, compartilho aqui como minha última publicação neste grupo: ‘Depois de tantas outras ‘ações’, essa marca o meu adeus. Começou lá em 78, 79, até antes do encontro de fundação, no Colégio Sion, em 1980. Nos vemos por aí, quem sabe numa frente antineoliberal e progressista. Foi um prazer…”.

Ao ler, perguntei a João Negrão: Deu? Foi demais essa coalizão?

E ele me respondeu: “(Essa decisão) Junta-se a outras posturas anteriores, não só locais. Não virarei um desses ex-petistas que transformam-se em antipetistas rancorosos, mas a partir de hoje – embora, por falta de tempo, ainda não tenha formalizado – sou um socialista democrático sem partido.”

Mais para o meio da tarde, em sua página no Facebook, João Negrão voltou a se manifestar: “O PT vai compor governo de Sorocaba com PTB, PSDB, DEM, PMDB etc. Pra mim, deu. Valeu pela companhia de mais de 37 anos, mas fui…”.

Foram vários compartilhamentos e comentários nessa postagem, mas separo a de Marcílio Garcia: “Vocês (petistas) precisam aprender a fazer a discussão dentro do partido e parar com essa patifaria em redes sociais. Essa decisão de compor o governo de Sorocaba foi tirada sábado no diretório e se vocês estiveram lá e perderam na votação, tem que entender que dentro do partido funciona na base da decisão da maioria e se não foram não tem o direito de ficar desqualificando o partido. Eu não estive lá e nem pude dar minha opinião portanto acredito na executiva e no diretório que se fechou nessa decisão por maioria simples ou absoluta é porque querem o melhor para o partido. O que não da é não participar como membro atuante do partido e ficar criticando as decisões”.