Secretário de Planejamento se anima em fechar empréstimo, mas não divulga valores e taxas a serem pagas pelo município

FinanciamentoA Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Sorocaba informa que “o banco internacional New Development Bank (NDB) quer financiar investimentos e obras públicas em mobilidade e saneamento em Sorocaba”. Mais, afirma que “com um aperto de mãos, o secretário de Planejamento e Projetos da Prefeitura, Luiz Alberto Fioravante e o diretor geral de projetos de financiamento da instituição financeira NDB, Shaohua Wu, selaram o acordo no final da tarde desta quinta-feira (25), para trabalharem em conjunto na confecção dos projetos, com a expectativa para assinarem o contrato de financiamento até agosto”.

A pasta de Comunicação também informa que o “diretor geral do NDB, Shaohua Wu, manifestou que tem pressa e em mais ou menos três semanas ele retornará com uma nova equipe para Sorocaba para trabalhar as propostas que receberão os recursos”.

Mais dúvidas do que boa notícia

Essa notícia da prefeitura deixam dúvidas no ar do que elucida o que o prefeito pretende fazer. Elenco apenas 5 dúvidas:

  • Por que essa pressa do banqueiro em emprestar dinheiro a Sorocaba?
  • Qual o valor a ser emprestado?
  • Qual o prazo para pagar?
  • Qual o juro cobrado?
  • Que obra de mobilidade exatamente será feito com o dinheiro?

Que banco é esse

Shaohua Wu, segundo a Secretaria de Comunicação da Prefeitura, expôs que “o principal escopo do banco é incentivar o desenvolvimento em infraestrutura, sustentabilidade e desenvolvimento sustentável. E declarou que os projetos da Prefeitura são exatamente para áreas que o NDB tem interesse”.

O comunicado da prefeitura ainda informa que o “NDB é um banco de desenvolvimento multilateral, operado pelos estados do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul)”.

A comitiva da instituição financeira, além de Fioravante, também foi recebida pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Robson Coivo.

A diretora da Secretaria de Planejamento e Projetos, Mirian Zacareli, assumiu a função de comunicação com a equipe internacional do NDB, para auxiliar com informações para projeto de financiamento.

 

FOTO: Shaohua Wu, diretor geral de projetos de financiamento da instituição financeira NDB,  e o secretário de Planejamento e Projetos, Luiz Alberto Fioravante, durante encontro na Prefeitura de Sorocaba