Segunda-feira atípica, de total silêncio e agenda positiva

Luiz Henrique Mandetta, ministro da Saúde do governo Bolsonaro, e o deputado federal Capitão Derrite, vice-líder do governo na Câmara, nascido em Sorocaba, onde estudou na EE Genésio Machado, na Vila Santana, chegaram hoje em Sorocaba por volta das 12h30 e seguiram ao Paço Municipal onde foi recepcionado pelo prefeito Crespo. Eles vieram fazer a entrega de ambulâncias para renovar e ampliar a frota do Samu 192 no atendimento da Região Metropolitana.

O ministro e o deputado vice-líder do governo chegaram à cidade numa segunda-feira absolutamente atípica, ou seja, de silêncio total e absoluto na Câmara de Vereadores e Prefeitura de Sorocaba no que diz respeito ao assunto que movimenta ambas as casas nas últimas cinco semanas: a cassação do mandato do prefeito.

Não ouvi nada sobre este tema hoje. E esse silêncio incomodou vários agentes políticos. Recebi mensagens de vereadores e assessores, do Executivo e Legislativo, perguntando sobre algum fato. E, pelo que percebi, o fato do dia foi esse silêncio. E o fato dos próximos dias, a depender da estratégia de defesa para salvar o mandato do prefeito na Câmara, será igual.

Além de receber a visita de um ministro, o prefeito manteve uma recheada agenda de pautas positivas desde a sexta-feira passada: 1) O prefeito José Crespo, acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lilian Crespo, e todo o seu secretariado,  entregou sábado, no bairro do Éden, as obras de revitalização do Recupera Sorocaba, programa municipal que chegou a sua 7ª edição e atendeu também o bairro Cajuru que fica na mesma região; 2) O concurso público da Prefeitura de Sorocaba, ocorrido domingo, ofereceu 40 vagas nos seguintes cargos: 20 para fiscal público, 15 para técnico de controle administrativo e 5 para fiscal de saúde pública. Todos os cargos preveem reserva de vagas para deficientes; 3) Sorocaba sediou neste domingo, a 52ª edição do Desfile dos Tropeiros pelas ruas da cidade. De acordo com a Secretaria de Cultura (Secult), que organizou o evento, cerca de 500 cavaleiros de várias cidades da região como Piedade, Pilar do Sul, além de Itararé e Itapeva (no sul do Estado) participaram do desfile, que teve início às 9h da manhã, no CT Sônia Fernandes, localizado no Jardim Santa Isabel (Zona Oeste); 4) A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), inaugurará a partir da próxima semana mais quatro novas creches na cidade. Ao todo serão disponibilizadas 535 novas vagas na etapa creche para crianças de um a três anos em período integral. As unidades escolares atenderão em prédios das Oficinas do Saber adaptados pela Secretaria de Conservação, Serviços e Obras (Serpo); 5) o prefeito José Crespo e o secretário de Mobilidade e Acessibilidade e presidente da Urbes – Trânsito e Transportes, Luiz Alberto Fioravante, inauguram na próxima quinta-feira (30), às 14h30, o viaduto que liga a rua João Wagner Way com a região alta do bairro Campolim. Ele fica sobre o km 101 da rodovia Raposo Tavares e nesta fase final recebe a sinalização viária em sua superfície e acabamentos no entorno. Se buscar, se acha ainda mais fatos de agenda positiva para o prefeito.

Este era o ritmo de dezembro passado até que o prefeito decidiu nomear sua ex-assessora (pivô da crise que levou a sua cassação em 2017) para um trabalho voluntário, resolveu tirar a gestão do contrato de R$ 20 milhões do seu secretário de Comunicação; e alimentou seus adversários, especialmente de redes sociais, de contradições que levaram ele ao momento de hoje, ou seja, de tentar o improvável que é o de terminar o seu mandato de prefeito.

Comentários

Leia também