Sinal dos tempos: robótica atrai mais público do que o futebol

O 4° Festival de Robótica de Sorocaba, previsto para acontecer no próximo final de semana no Parque Tecnológico de Sorocaba, deve reunir um público superior a 8 mil pessoas, que foi o número de participantes do evento do ano passado. Sinal dos tempos, uma vez que os jogos do São Bento, por exemplo, na série B do Campeonato Brasileiro (o melhor momento da sua centenária história do time de futebol sorocabano) atrai na média 1500 pessoas em seus jogos aqui em Sorocaba.

O futebol é de interesse das crianças e jovens, certamente que sim. Mas as questões tecnológicas e digitais estão incorporadas no dia-a-dia delas.

“Os estudantes de hoje precisam desenvolver esse conhecimento para navegar em ambientes complexos de vida e trabalho, conseguindo se adaptar às diferentes rotinas, tendo iniciativa e responsabilidade. Um evento desse porte tem o objetivo de proporcionar tudo isso aos jovens, visando contribuir com seu futuro profissional e pessoal”, disse o gerente de Novos Negócios da Viamaker, Ivan Ipólyto, que é o parceiro do Parque Tecnológico nessa iniciativa que tem o objetivo de incentivar o estudo e a produção de projetos inovadores, fornecendo atividades como torneios de robôs, palestras e shows de talentos, explica Roberto Freitas, presidente do parque.

Nelson Cancellara, diretor executivo da Inova Sorocaba, gestora do Parque Tecnológico de Sorocaba, afirma que “este é mais um importante passo da cidade de Sorocaba para incentivar a inovação entre os jovens. A vivência durante os torneios, o contato com profissionais nas palestras e a interação entre os visitantes vão garantir a ampliação do conhecimento e despertar o surgimento de novos engenheiros”.

Roberto Freitas finaliza lembrando que “o plano de trabalho do Parque Tecnológico prevê atenção especial na formação de crianças e jovens e esse festival vem contribuir grandiosamente para isso em nossa região. Para nós, ver mais de 5 mil crianças envolvidas com a inovação em projetos tão peculiares é sensacional”, disse Roberto.

Entenda o evento

O Festival de Robótica reúne estudantes, profissionais e toda a comunidade em palestras e atividades que estimulem as habilidades de raciocínio, resolução de problemas, comunicação e trabalho em equipe.

Entre as atividades do evento está um torneio de robôs feitos por estudantes de escolas públicas e particulares da região. São esperadas 40 equipes do Ensino Fundamental I e 40 do Ensino Fundamental II.

Além da competição, o festival terá uma exposição com equipamentos da Nasa (Agência Espacial Americana) e o planetário Full Dome, que já foi utilizado pela USP, Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e Agência Espacial Brasileira, exibindo imagens de alta resolução em 360°.

O campeonato é aberto ao público e para participar os concorrentes poderão se inscrever no próprio local, na categoria que desejar: Beleza, Criatividade, Engenhosidade, Taqueado Três Varetas, Dragões, Trens e Centopeias. Para cada categoria serão escolhidos os três primeiros lugares, que receberão prêmios, medalhas, e para o primeiro colocado, um troféu produzido especialmente para o evento.

Em 2017 (foto), o evento recebeu quase 8 mil visitantes vindos de Sorocaba e cidades vizinhas, além de Campinas, Piracicaba, Jundiaí, São José do Rio Preto e Grande São Paulo.

Neste ano, o festival acontecerá nos dias 25 e 26 de agosto, no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), e deve reunir cerca de 15 mil visitantes com entrada solidária, mediante a doação de um quilo de alimento não-perecível. Toda a arrecadação será encaminhada para o Fundo Social de Solidariedade de Sorocaba.

Comentários

Leia também