Sorocaba recebeu hoje nova delegação de empresários chineses. É a quinta comitiva apenas neste ano. Afinal, o que os asiáticos estão vendo aqui?

ChinaPTSSorocaba recebeu nesta segunda-feira (24/07) mais uma delegação de empresários chineses. Recepcionados pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda e pela Assessoria Técnica da Promotoria Econômica da Prefeitura de Sorocaba, a visita foi marcada a pedido dos chineses que solicitaram conhecer as instalações do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), já uma referência internacional em operacionalização de empresas de tecnologia e desenvolvimento de sistemas. O secretário Roberto Freitas, frisa que essa é a quinta delegação asiática a visitar Sorocaba em 2017, sendo a que apresentou maior interesse de investimento na cidade.

Com forte atuação na produção de sistemas integrados e softwares de gestão, além de aplicativos, a comitiva foi formada por Li Yi, diretor adjunto do Centro de Serviços de Circuitos Integrados de Zhuhai; Zhang Ge, Gerente Geral do Parque de Desenvolvimento de Software de Zhuhai; Zhang Naiping, Gerente Geral Adjunto do Parque de Desenvolvimento de Software de Zhuhai; He Zhihao, Engenheiro de testes do Centro de Avaliação de Redes do Sul de Zhuhai, além de  Zhang Yuxia, Zhang Heng, Ni Yuhua, Xie Shaoliang, Su Longjian, Chen Dong, Cheng Lijun e Li Xi, reconhecidos programadores e executivos de empresas de softwares de Zhuhai e Guangdong.

A cidade de Zhuhai, na província de Guangdong, é uma das mais industrializadas da China, tem pouco mais de um milhão e quinhentos mil habitantes e é considerada uma zona econômica especial, condição similar à zona franca de Manaus e outras cidades, o que possibilita mecanismos especiais de comercialização de itens e serviços, além do escoamento de produtos a partir de uma rede moderna de portos e aeroportos. Zhuhai possui relação histórica com os países de língua portuguesa pela sua proximidade com Macau, o que facilitou a interação comercial com Portugal e com o Brasil.

Afinal, o que os asiáticos estão vendo aqui?

Li Yi, diretor de um dos principais núcleos de produção de tecnologia da China, destacou a importância do Parque Tecnológico de Sorocaba para as relações bilaterais entre os dois países. “Buscamos meios de expandir nossos negócios e oportunidades de forma bilateral, ter no Parque Tecnológico de Sorocaba um parceiro amplia a possibilidade de mantermos relações entre nossas Nações”.

Talvez essa seja uma resposta. Imagino que existam outras.