Urbes facilita a vida de quem deseja dedurar os maus motoristas

Com o convite “Seja um fiscal do trânsito de Sorocaba”, a Urbes – empresa pública que gerencia o trânsito e transportes de Sorocaba – lançou a Primeira Ferramenta Virtual contra Infrações de Trânsito com o objetivo é educar os motoristas. Ou seja, qualquer cidadão poderá enviar vídeos ou fotos pelo Whatsapp do Trânsito, (15) 99183 0037, para o Centro de Controle Operacional (CCO) da Urbes. A denúncia pode ser através de foto, vídeo, áudio ou texto informando o ato de infração. Os agentes de trânsito do CCO verificarão pelas câmeras de videomonitoramento ou enviando um agente de trânsito ao local se a denúncia procede. Caso seja constatado a irregularidade, o infrator poderá ser autuado pelo agente de trânsito. É importante que seja comunicado data, hora e local.

A primeira experiência de convocar o cidadão a fazer o papel de fiscal, dedurando ou entregando o outro, foi o fone 186, quando o telefone ainda não tinha se tornado esse objeto anacrônico. O Whatsapp, sem dúvida, é mais eficiente e eficaz nos dias de hoje.

A intenção do poder público, seja com o 186 ou com o Whatsapp do Trânsito, é excelente. Mas essa afirmação exige a pergunta: para quem? E a resposta é: para o poder público no cumprimento do seu dever e para a sociedade, afinal os maus tenderão a não serem tão maus. Mas e para quem dedurou? Sim, e para o cidadão comum, incentivado a ser um fiscal, a buscar o certo, é excelente? Tenho, sinceramente, minhas dúvidas. Primeiramente fica a questão de que dedurar é algo bom e deve ser incorporado ao dia-a-dia das pessoas. Por fim, esse que dedurou passa a ser o alvo de toda a raiva do dedurado. Uma coisa é o dedurado ficar com raiva de algo abstrato, como o Estado e até mesmo o governo. Outra é de uma pessoa real. Eu sei que tanto o fone 186 quanto o o Whatsapp do Trânsito garantem o sigilo de quem dedurou, mas se até no rígido sistema bancário os hackers agem, imaginem num de trânsito.

Enfim, como diz o ditado, o mundo está cheio das boas intenções. Essa, do o Whatsapp do Trânsito, é certamente uma delas.

Foto: Ainda acho mais divertido, eficiente e eficaz, quando se trata de ser educativo, que Sorocaba siga o exemplo de Alfenas, cidade do sul de MG, amanheceu com cadeiras de rodas nas vagas comuns, cada uma tinha um bilhete, tipo: “é rapidinho, volto logo”.

Comentários

Leia também