Vacinação a passos de tartaruga; mortes, não

O número de pessoas vacinadas em Sorocaba contra o novo coronavírus aumentou, colocando a cidade na 9ª posição entre os mais de 600 municípios paulistas a receberem a imunização. Mas ainda é inexplicável que nem 10 mil pessoas tenham sido vacinadas aqui, enquanto em Campinas, por exemplo, mais de 40 mil já terem sido imunizadas.

Este acompanhamento, sobre o número de vacinados em cada cidade do Estado, pode ser feito por meio do “Vacinômetro”, ferramenta digital desenvolvida pela Secretaria de Comunicação do Estado de São Paulo em parceria com a Prodesp, para divulgar o número de vacinas aplicadas contra o novo coronavírus nos municípios do Estado. Para quem estiver interessado em saber quantas pessoas já foram vacinadas no Estado, acesse o endereço eletrônico https://vacinaja.sp.gov.br/vacinometro/.

Enquanto a vacinação anda passos de tartaruga, as mortes e os casos seguem aumentando e chocando as pessoas.

Em razão de Sorocaba ter notificado 15 mortes por Covid-19 num mesmo dia (quinta-feira passada) houve a compreensão por parte de muitas pessoas de que elas também teriam ocorrido num mesmo dia. Fato que não corresponde à realidade, segundo o médico Vinícius Rodrigues, secretário municipal da Saúde. Ele explica que as 15 notificações ocorreram no mesmo dia, mas não as mortes. Assim, o maior registro de mortes num mesmo dia em Sorocaba segue sendo 22 de julho de 2020, quando o município contabilizou 12 óbitos.

Há um embate entre as pessoas que defendem uma maior rigidez no controle da aglomeração de pessoas e as que entendem que, com cuidado, comércio e transporte público devem funcionar sem restrições com o objetivo de evitar um colapso na economia.

O protesto foi organização por quem entende que é preciso fechar comércio e transporte, colocando, na manhã de sábado passado, cem cruzes em frente à Prefeitura de Sorocaba. O local foi escolhido em razão do prefeito Manga estar junto do grupo que apoia a abertura do comércio e transporte público e vem sendo responsabilizado pelas 41 mortes ocorridas na cidade até a manhã de sábado apenas neste ano. Desde o início da pandemia, Sorocaba já teve o registro de 681 pessoas mortas por Covid e 32.943 casos.

Comentários

Leia também