Voto nas eleições de outubro é tema da Parada LGBT de Sorocaba

A 13º Parada LGBT de Sorocaba acontece no próximo domingo, dia 26 de agosto, e neste ano tem como tema as eleições de outubro: Nosso Voto, Nossa Luta – Por democracia, direitos humanos e políticas públicas LGBT (sigla de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros, que consistem em diferentes tipos de orientações sexuais). O evento acontece das 12h às 20h na praça Frei Baraúna, região da desativada Oficina Cultural Grande Otelo.

A Parada 2018 começou a ser organizada em dezembro de 2017 quando foi protocolado o evento do próximo domingo na Prefeitura de Sorocaba e tem a organização da Apoglbt (Associação da Parada do Orgulho LGBT de Sorocaba e Parada LGBT de Sorocaba). Nesse ano o evento teve a parceria do Nós Diversos que promoveu 4 encontros sobre a temática em parceria com a unidade local do Sesc ao longo deste mês, sendo que o último deles aconteceu na noite de quarta-feira (22/08), onde o palco foi aberto para a manifestação artística e política de quem tinha um recado para dar.

Estive presente e pude ver o desejo de manifestação e luta para firmar a orientação sexual deles em uma sociedade hetero, machista e que culturalmente foi educada para estranhar quem não é homem ou mulher. Assim nasceu o Movimento LGBT com o intuito de difundir e disseminar mais conhecimento sobre as lutas, causas e festas da comunidade LGBT, para que as novas e futuras gerações que ainda estão por vir, não passem o descaso e preconceito que nós passamos, explicam os organizadores do evento.

O tema da Parada 2018 foi escolhido em concurso entre a comunidade que participa das ações LGBT e a temática do voto nas eleições de outubro foi o vencedor: “Ano de eleições é coisa séria e o tema da Parada 2018 vem dizer pra todas nós que Nosso Voto é Nossa Luta!

Por que o nosso voto é nossa luta?

Porque decisões que afetam a vida de toda a população LGBT do Brasil depende do trabalho das pessoas com poder político: presidente, governadores, deputados, vereadores, prefeitos, etc.

Quais partidos e condidatxs a Parada defende?

A Parada LGBT de Sorocaba não defenderá nenhuma pessoa ou partido específico, pois devemos respeitar a diversidade de posições políticas da comunidade. A Parada é uma uma festa política, combativa e de resistência que se organiza de forma suprapartidária, colocando-se em diálogo aberto, mas sem estar subordinado a nenhum partido.

Mas então o que a Parada pretende defender?

A Parada quer chamar toda a população da cidade para defender 4 ideias primordias desse período pré-eleição: 1ª) Defesa dos Direitos Humanos é um dos fundamentos mais importantes para a escolha de candidatos; 2ª) a Garantia de Políticas Públicas LGBT é um direito a ser exigido antes e depois do voto; 3º) O voto é um exercício de democracia que está ameaçado e precisa ser protegido; 4º) precisamos aprender a conversar sobre política com a nossa família, amigos e colegas, sempre evitando a violência e o ódio, visando a troca de ideias, a cooperação, o debate respeitoso e a humildade para aprender novas maneiras de pensar a política.

Comentários

Leia também