Sorocaba é alvo de pesquisadora de Berkeley em estudo com Índia e Indonésia

Compartilhar

A cientista política e professora da Universidade da Califórnia-Berkeley, Alison E. Post, visitou a Prefeitura de Sorocaba e a Câmara Municipal de Vereadores para colher dados sobre seu estudo a respeito dos serviços públicos no Brasil, Índia e Indonésia, com enfoque nas áreas de educação e saúde. O objetivo da pesquisa consiste em oferecer a outras cidades ao redor do mundo a possibilidade de aprender com os exemplos observados em suas visitas. Alison esteve acompanhada da mestranda em Ciência Política e pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP), Marília Lessa.

Durante a visita à Secretaria de Planejamento e Projetos, a secretária da pasta, Mirian Zacareli, apresentou alguns itens como: plano diretor da cidade, planejamento urbanístico e projetos que organizam o futuro de Sorocaba. “Ao longo da entrevista acadêmica pudemos mostrar a implantação do sistema de georreferencimento e seus benefícios. O crescimento ordenado do município, a infraestrutura, os atrativos para novos investidores, os planos de revitalização do centro, além da participação de Sorocaba nos projetos internacionais de Smart City e a importância das parcerias com as empresas, universidades e sociedade locais”, disse a secretária.

Na Secretaria da Saúde, a dupla foi recebida pela secretária adjunta, Kely Schettini, que representou a secretária da pasta, Dra. Marina Elaine Pereira. Foram abordados os desafios e as maneiras criativas as quais a SES está buscando para diminuir as demandas reprimidas nas unidades de saúde e as parcerias para conduzir um bom andamento às demandas referentes à pasta.

Na Secretaria da Educação, com a entrevista feita com o secretário, André J. Gomes, que revelou a importância desta reunião de magnitude internacional. “É uma honra para nossa cidade saber que nosso modelo de gestão pública está sendo observado em universidades tão renomadas quanto a de Berkeley”, disse. “Muitas das alternativas que estamos buscando como no caso das parcerias com OSs já são realidade nos países de primeiro mundo, tenho certeza que estamos no caminho certo”, conclui.

Na Câmara de Vereadores (foto), as pesquisadoras ouviram do presidente Rodrigo Manga que “Sorocaba é uma cidade bonita e desenvolvida, mas as pessoas sofrem por causa das falhas no atendimento de saúde. Pacientes esperam por dois anos para uma cirurgia de câncer e um ano para a realização de exames pré-cirúrgicos”.

Quando questionado sobre as três maiores prioridades da saúde na cidade, Manga citou os setores de oncologia e hemodiálise e ainda a falta de vagas em UTI. Sobre os desafios na política brasileira, o presidente elencou o combate à corrupção, a atração de novos investimentos e a eficiência na gestão pública. Com relação à educação em Sorocaba, o parlamentar disse que a falta de vagas em creches é ainda a maior demanda da população.

Comentários