Entenda a importância do retorno do Concurso Jornalístico e Publicitário

Compartilhar

Os vencedores do Concurso Jornalístico e Publicitário 2018 – promovido pela Prefeitura de Sorocaba com o julgamento de uma comissão formada por representantes da Prefeitura de Sorocaba, da Câmara Municipal, da ASI (Associação Sorocabana de Imprensa), da APP (Associação dos Profissionais de Propaganda de Sorocaba), e da Academia Sorocabana de Letras – foram conhecidos durante cerimônia realizada no auditório do Centro de Referência em Educação, no Jardim Saira, na noite de quarta-feira passada.

Na categoria WEB, “O Deda Questão” foi eleito o Melhor Blog Jornalístico: Troféu “Orlando da Silva Freitas”. Pela terceira vez este concurso contempla a categoria blog e pela terceira vez O Deda Questão é eleito o melhor. Uma alegria em particular, minha, foi receber o meu troféu das mãos do empreendedor José Vicente Souza Júnior, o Zezinho da Padaria Real (foto).

A festa, marcada por um clima de emoção, humor e integração, reuniu profissionais da área de comunicação, seus familiares e amigos, na presença do prefeito Crespo, do secretário de Comunicação e Eventos, o jornalista Eloy de Oliveira, e de outros integrantes do governo municipal que recepcionaram os profissionais de comunicação de Sorocaba que inscreveram um total de 64 trabalhos em 26 categorias.

Qual a importância

O Concurso Jornalístico e Publicitário vinha sendo realizado a década de 90 até que foi interrompido em 2016 e voltou a ser realizado nesse ano.

Provavelmente, sem a interrupção da premiação, não teria sido possível entender a importância dele. E não apenas a importância dele para os profissionais premiados que ficam com o ego inflado e o bolso menos vazio (a premiação desse ano foi de R$ 2 mil a cada um dos vencedores de cada uma das 23 categorias), mas para a população de uma maneira em geral.

A festa da premiação se torna o instante onde os profissionais podem se encontrar e fazer um congraçamento da profissão que, nos últimos tempos, vêm sendo absolutamente maltratada pela acelerada mudança social pela qual passa o mundo.

E esse instante de congraçamento significa a passagem do bastão, a passagem do tempo, a saída de profissionais e a entrada de outros que diariamente interagem com a sociedade. Daí a importância, uma vez que o jornalismo e a publicidade só têm sentido quando se completam pela audiência do público.

Na festa de quarta-feira me emocionei com Laelso Rodrigues, que está absolutamente ativo e lúcido no alto dos seus 87 anos, acompanhando e torcendo pelo desempenho do jornal Cruzeiro do Sul. Me emocionei com o discurso de Zilá Gonzaga, a rainha do rádio sorocabano sinceramente enaltecida por Mari Maia a mestre-de-cerimônia do evento. Me emocionei com a sinceridade de Celso Ribeiro, o Marvadão, feliz com a passagem de sua coluna de mais de 40 anos das páginas do jornal impresso para as redes sociais, onde ele se mantém ativo. Me emocionei em ver que a jornalista Larissa Pessoa, a mais premiada da noite (levou 3 dos prêmios), era apenas uma estagiária há cinco anos, quando cruzei com ela na redação da Rádio Ipanema, e hoje se transformou numa mulher premiada. Me emocionei em ver ex-alunos meus na Faculdade de Jornalismo da Uniso, como, Viviane Barbo, da TVR, ser premiada. Me emocionei em perceber que não conhecia a maioria dos jornalistas e publicitários premiados o que significa que a fila andou e estou no meio do caminho para colocar fim a essa vida. Me emocionei em ver a animação de Epitácio Pessoa, um ícone do fotojornalismo brasileiro, ainda contagiar as pessoas ao seu redor.

Portanto, fica o reconhecimento ao secretário Eloy de Oliveira pelo resgate do prêmio e trazê-lo de volta. Fica também o reconhecimento ao prefeito Crespo e aos vereadores da Câmara que aprovaram o projeto para colocá-lo em prática. Ficou claro que não se trata de premiar a quem “agrada ao rei”, mas de marcar a passagem das gerações que entraram e saem diariamente das casas e smarthphones dos sorocabanos.

The Voice e Elvis Presley

O evento de premiação contou ainda com apresentações musicais como a do cantor sorocabano Renan Valentti, que participou da edição 2018 do programa The Voice Brasil; Aline Moura, vencedora do Concurso Canta Servidor, organizado pela atual administração municipal, além do cover do Elvis Presley, Dalízio Moura, que fez o público levantar das cadeiras.

Prefeito valoriza a crítica

O prefeito Crespo, reconheceu a importância da comunicação em seu discurso: “Em qualquer país democrático a mídia tem um papel de extrema relevância. O governante tem que ter a humildade em saber que há falhas e a imprensa, nesse contexto, representa a opinião pública. A partir daí ele pode melhorar sua administração em prol da população. É fundamental o aprimoramento das relações sociais”, disse o prefeito.

A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lilian Crespo, também discursou em prol da atividade de comunicação: “o papel da imprensa é fundamental. A imprensa que quer informar que quer investigar de verdade, que a gente anda meio carente disso, como um todo no país”.

Já o secretário de Comunicação e Eventos, Eloy de Oliveira, fez um balanço do trabalho da sua equipe em 2018: 4.120 releases, entre janeiro e novembro; 1.965 notícias publicadas na fanpage oficial da Prefeitura e 2.190 respostas à questionamentos feitos pela imprensa, assim como média de 240 artes publicitárias por mês.

O secretário de Educação, o jornalista e publicitário, André J. Gomes, lembrou da importância do concurso, ao recordar quando atuou por 11 anos numa agência de publicidade da cidade.

Os premiados

CATEGORIAS

IMPRESSA (Jornal e Revista):

Melhor Suplemento ou Caderno Especial: Troféu “Eloísa Elena Claro”; “A expansão das drogas” – Larissa Pessoa, Jornal Cruzeiro do Sul.

Melhor Reportagem ou Série de Reportagens: Troféu “Alcyr Guedes Ribeiro”;  “Dia da Mulher” – Larissa Pessoa, Jornal Cruzeiro do Sul

Melhor Reportagem Impressa Sobre Boas Práticas No Serviço Público: Trofé “Manuel Mota”; “População em situação de rua” – Larissa Pessoa, Jornal Cruzeiro do Sul.

Melhor Jornal de Empresa: Troféu “Jorge Guilherme Senger”; Revista Schaefler – Cristina Belucco e Renata C.

Melhor Jornal de Bairro: Troféu “José Carlos Paschoal”; Jornal Inclusão – Dariane R. da Silva.

Melhor Fotografia Jornalística: Troféu “Jurandir Baddini Rocha” “Crespo e a rosa” – Erick Pinheiro, Jornal Cruzeiro do Sul.

Melhor Coluna Social: Troféu “Guyma Baddini”. Coluna Presença – Samira Galli, Jornal Cruzeiro do Sul

RÁDIO:

Melhor Programa Jornalístico de Rádio AM: Troféu “Jurandir Matheus Mercado”; Jornal da Cacique – Cacique AM – Oliveira Júnior

Melhor Programa Jornalístico de Rádio FM: Troféu “Paulo Barbosa”; Jornal da Cruzeiro – Cruzeiro FM – Fábio Andrade

Melhor Apresentador de Rádio FM: Troféu “Ésper Adade”; Lucas Pedrozo, Band FM

Melhor Reportagem de Rádio FM: Troféu “Fernando de Luca Neto”; “Clandestinos” – Lucas Pedrozo, Band FM

Melhor Reportagem de Rádio Sobre Boas Práticas No Serviço Público – Troféu “Luís Adolfo Pinheiro” – “Maria da Penha 12 anos” – Adriana Cristina Fratini, Band FM

TELEVISÃO:

Melhor Programa Jornalístico: Troféu “Francisco Camargo César”; TV TEM 1ª Edição – Rodrigo Gabrioti

Melhor Reportagem ou Série de Reportagens: Troféu “Cleude Carlos Costa”; “Rio Sorocaba” – Daniela Golfieri, TV TEM

Melhor Imagem Jornalística: Troféu “Rui Batista Albuquerque Martins”; “Mosteiro de São Bento” – Witter Veloso, TV TEM

Melhor Programa de Entretenimento: Troféu “Abelardo Barbosa” “Revista de Sábado” – Jéssica Pimentel, TV TEM

Melhor Reportagem de Televisão Sobre Boas Práticas no Serviço Público: Troféu “Vitor Cioffi de Lucca”. “Educação Criativa” – Ana Cláudia Palácio, TV Record

PUBLICIDADE:

Melhor Outdoor: Troféu “Salomão Pavlovsky”; “Aniversário de Sorocaba Schaefler” – Carlos Alberto Jr. , Art Maker

Melhor Campanha ou Peça Publicitária Impressa: Troféu “Milton Ribeiro Pinto”; “Dom Bilingue” – Danilo César S.G.L. – Art Maker Atua

Melhor Campanha ou Peça Publicitária Radiofônica: Troféu “José Ferraz Filho”; “Ômega Veículos – JCP Comunicação

Melhor Campanha ou Peça Publicitária Televisiva: Troféu “Ary Madureira Filho”; “Magnus Celebridade” – Rogério Fogaça Nastri, Atua Comunicação

Melhor Campanha Sobre Boas Práticas no Serviço Público: Troféu “José Crespo Filho”. “ETEC Rubens de Faria e Souza” – Viviane Barbo, TVR

WEB (World Wide Web):

Melhor Portal Jornalístico: Troféu “Flávio Moraes”; G1 Sorocaba Jundiaí – Geraldo Correia do Nascimento

Melhor Blog Jornalístico: Troféu “Orlando da Silva Freitas”; “O Deda Questão” – Djalma Luiz Benette

Melhor Fanpage Jornalística: Troféu “Roque Pires do Amaral” Jornal Z Norte – Fernando de Araújo Silva

Melhor Matéria ou Artigo Sobre Boas Práticas No Serviço Público: Troféu “Rubens Pellini Filho” – “Camarote: Páscoa no Quilombinho – Viviane Barbo, TVR

Comentários