A Prefeitura de Sorocaba divulgou em sua página, o que é um claro demonstrativo de que está celebrando os indicadores, o resultado de uma pesquisa feita pelo Instituto de Avaliação dos Serviços Públicos (Indsat) sobre o sentimento do sorocabano sobre a qualidade de vida de Sorocaba.
Dados divulgados pela prefeitura mostram que 51% dos moradores entrevistados classificam como “ótima” ou “boa” a qualidade de vida oferecida por Sorocaba; 9% avaliaram como “ruim” ou “péssima”; e 40% classificaram como “regular”.
A prefeitura aponta que “em dois meses o índice dos que classificaram a qualidade de vida da cidade de Sorocaba como “ótima” ou “boa” subiu 11 pontos porcentuais” e afirma que esse “indicador é reflexo das ações e investimentos implementados pela administração do prefeito José Crespo, que desde que assumiu o governo tem priorizado investimentos voltados ao desenvolvimento mas que estejam em sintonia com a ampliação da qualidade de vida dos sorocabanos”.
Conforme destaca a reportagem da prefeitura, o cálculo do grau de satisfação da Indsat é realizado a partir de uma metodologia exclusiva de classificação, com base nos critérios de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”. Ao todo, 400 moradores avaliam 16 serviços públicos prestados em Sorocaba. A Qualidade de Vida do município registrou 40% de “ótimo” e “bom”, 50% de “regular” e 10% de “ruim” e “péssimo”. Metade dos sorocabanos consideram a Qualidade de Vida mediana, mas ainda de acordo com o estudo “a reprovação é relativamente baixa”.
Segundo a prefeitura, de acordo com o estudo, realizado no quarto trimestre de 2018, a Qualidade de Vida de Sorocaba registrou 685 pontos em uma escala que vai de 200 a 1.000 pontos. O Alto Grau de Satisfação é a classificação exclusiva dos segmentos que conquistam entre 650 e 799 pontos.