Sorocabana em Boston junto a Pelé, FHC…

Compartilhar

Na postagem de ontem falei que o sorocabano Flávio Amary, secretário de Habitação do governo do Estado de São Paulo, era um dos palestrantes na Brazil Conference at Harvard & MIT, evento anualmente realizado pela comunidade brasileira de estudantes em Boston, nos Estados Unidos, para promover o encontro com líderes e representantes da diversidade do Brasil.

O que não contei, porque não sabia e tive a minha chamada por um amigo, é que outra sorocabana está neste evento como palestrante: Maria Laura Canineu, da ONG Human Rights Watch onde ingressou em 2013 como Diretora do Brasil na Divisão das Américas. Antes de ingressar na HRW, dirigiu equipe de advogados públicos lidando com questões de direitos humanos. Canineu passou vários anos desenvolvendo a capacidade de ONGs de direitos humanos em São Paulo, em questões desde redução da pobreza até responsabilidade social corporativa.

E sua relação com Sorocaba, qual é?

Ela própria respondeu à jornalista Maria Helena Gozzano, em entrevista ao caderno Ela do jornal Cruzeiro do Sul e republicada num informativo da Aldeia de Emaús. Leia sua resposta:

Nasci e cresci em Sorocaba. Embora já não more na cidade há mais de 15 anos, minha ligação não poderia ser mais profunda uma vez que meus pais, grande parte da minha família e grandes amigos estão na cidade. Saí com 17 anos para um programa de intercâmbio cultural no Canadá, por influência dos meus pais e irmãos mais velhos que já tinham tido essa experiência. Depois dessa primeira “exposição” internacional, fui aos poucos descobrindo minha vocação. Estudei direito e relações internacionais na PUC-SP e, recém formada, tive a oportunidade de morar e trabalhar com direitos humanos na Índia por mais de um ano, experiência provavelmente responsável por todas as escolhas feitas na minha vida desde então. Entre uma experiência de trabalho e outra, fiz um mestrado na Inglaterra em desenvolvimento internacional. Esse percurso profissional e acadêmico não teria sido possível sem o investimento dos meus pais que, de Sorocaba, sempre me transmitiram a segurança que eu precisava, fora o espírito de solidariedade, fé e acima de tudo a missão de serviço e disponibilidade para ajudar o próximo, onde quer que ele esteja. Apesar da distância, Sorocaba sempre representou um porto seguro.

Brazil Conference at Harvard & MIT

Além dos sorocabanos Maria Laura Canineu e Flávio Amary, a agenda de palestrantes inclui o vice-presidente da República, General Hamilton Mourão, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o Pelé, o presidente do Supremo Tribunal Federal Dias Toffoli, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, Tite, técnico da seleção, Jorge aulo emann da Ambev, Luciano Huck, apresentador de TV e outras dezenas de personalidades.

A missão do Brazil Conference at Harvard & MIT é estabelecer um espaço plural para o debate e criação de ideias sobre o futuro do nosso país, levando-o ao maior número possível de brasileiros e brasileiras. Queremos discutir o passado, o presente e, principalmente, o futuro de um Brasil de todas e todos. O lema é #JuntosSomos+. Porque o Brasil somos nós: brasileiros. Porque só nós podemos, juntos, determinar o que queremos ser daqui em diante. Já avançamos muito ao longo da história, e podemos ser Mais. Nós acreditamos. E você?

Para quem está aqui e deseja acompanhar as conferências, os organizadores prometem fazer as transmissões ao vivo pelo endereço: https://www.brazilconference.org/aovivo .

Comentários