O Ovo de Colombo de Manga começa a ficar em pé

O prefeito Rodrigo Manga começou a colocar em pé seu “Ovo de Colombo”, o programa habitacional Casa Nova Sorocaba na manhã deste domingo, levando um público estimado em 8 mil pessoas ao CIC, muitas chegando ao local antes mesmo das 6h da manhã.

O prefeito convocou as pessoas aptas, que foram cadastradas ao longo dos anos, a se beneficiarem com o projeto, que nesta primeira fase terá empreendimento a ser construído no Jardim Tropical, onde a Prefeitura de Sorocaba vai oferecer subsídios de 25% (15 unidades), 50% (12 unidades), 65% (15 unidades), 75% (12 unidades) e 100% (no mínimo, 10 unidades), totalizando 64 habitações. Cada apartamento terá uma área de, pelo menos, 40 metros quadrados, com cozinha, sala de estar, dois quartos, banheiro e área de serviço, além de uma vaga na garagem, a um valor de R$ 120 mil.

As críticas partiram somente da oposição e estão centradas em 3 pontos: 1) Baixo número de unidades; 2) Da desconfiança de que ficará nisso, ou seja, está iludindo o cidadão. 3) No fato das unidades ainda serem projetos e não estarem construídas.

Qual a conclusão sobre essas críticas?

Assim como os aliados do prefeito, a oposição também aprova o projeto. Discorda de detalhes, que poderão se tornar significativos caso o projeto empaque, mas concordam com sua essência que é dar e também subsidiar o custo da moradia para quem não tem como comprar.

Esse comportamento de Manga o aproxima mais da visão social da esquerda (ajudar a quem mais precisa) do que da liberal da direita (onde as pessoas conseguem seus bens e crescer na vida por seus méritos). Ou seja, Manga se diz bolsonarista, grava vídeos com o presidente, mas na prática suas ações são de empatia com os mais pobres e seus projetos visam resolver problemas sociais que se originam quase sempre na ausência de um teto digno para a família.

Essa dicotomia de Manga, passado 1 ano e 3 meses de seu governo, ainda não foi percebida pela oposição seja ela a feita pelo PSOL, PT ou pelos alinhados com a ex-prefeita Jaqueline Coutinho, hoje no MDB, que posou para uma foto ao lado do ex-presidente Michel Temer e a divulgou em suas redes.

Com a oposição sem um veio para criticá-lo, Manga segue seu plano que é, como ele frisa, assinando qualquer discurso que faça ou vídeo que grave: resgatar a autoestima de ser sorocabano. A festa deste domingo no CIC deixou claro o sucesso de sua missão. Quem não foi sorteado foi embora com a esperança de que na próxima será a sua vez.

Em tempo, “O Ovo de Colombo” é uma famosa metáfora do folclore italiano contada para se referir a soluções muito difíceis de se chegar, mas que quando reveladas mostram-se, paradoxalmente, óbvias e simples. O Casa Nova Sorocaba, ao contrário de outros projetos habitacionais, como o Carandá por exemplo, que exigiu investimentos em transporte, escola, posto de saúde…, oferecerá moradia onde já existe infraestrutura.

Comentários

Leia também