Conversei com três pessoas que estiveram, nos bastidores, com o presidente Jair Bolsonaro nesta terça-feira durante a sua passagem por Sorocaba.
Todas pessoas bem-sucedidas empresarialmente falando e que não querem a volta de Lula à presidência, mas não sofrerão absolutamente nada se ele voltar, e ganharam muito dinheiro quando ele foi presidente.
Sem exceção, o que ouvi foi que Bolsonaro é um cara simples, acessível, humilde. E o mais importante, sob minha avaliação, evidentemente, todos disseram: Ahhh se ele não falasse tanta bobagem… estava com a eleição ganha.
Bom, essa frase mostra: 1. Que eles acham o cara um babaca em público, embora ao lado dele no Restaurante Bonaparma, tenham visto um cara como eles; 2. Eles estão com medo de perder a eleição.
Um dos empresários me disse que cobrou a deputada Carla Zambelli, que acompanhava Bolsonaro no restaurante, sobre as pesquisas: “Cheguei pra ela e ele falei, e esses números das pesquisas, assim vamos perder a eleição…” Ao que ela teria respondido: São todas compradas pelo PT. Esse amigo, que de tonto não tem nada, retrucou: Mas todas? Não é possível… Zambelli, surpresa coma resposta, em tom irritadiço, falou: Nas nossas pesquisas estamos em primeiro e vamos ganhar no 1° turno. Nesse momento, Sirlange, esposa do prefeito Manga, entrou na conversa em socorro à Zambelli e disse que em Sorocaba Bolsonaro está 15 pontos à frente de Lula. Ao que meu amigo, no seu conhecido estilo sincerão, disse, bem espontâneo: Nisso eu acredito.
Manga foi elogiado por todos em razão do anfitrião que foi. Tudo esteve perfeito. Ruas lotadas. Sem incidente. Um momento agradável ao presidente.
Quem ficou como coadjuvante foi Tarcísio, candidato a governador. A curiosidade das pessoas era por Bolsonaro exclusivamente. Claro que pediram para tirar foto com ele e com o astronauta, mas como prêmio de consolação.
No restaurante, o presidente sentou-se de frente com o prefeito Manga e Sirlange e do empresário Luiz Ramires. Ao seu lado, sentou-se Luís Santos, vereador. Bolsonaro comeu o prato que deu fama ao local, parmegiana. Quando Bolsonaro já estava no avião, e se imaginava finalizada sua visita, ele recebeu um presente: Coxinhas da Padaria Real. Fato que rendeu a uma das mais engraçadas piadas que ouvi sobre sua visita por aqui: Esse é o presidente que resistiu a duas facadas, uma do Adélio e agora outra da Real. A coxinha que primeiramente ficou conhecida por seu sabor, ultimamente só é pelo preço.