Voto nulo em 1° turno 

Compartilhar

A cada nova pesquisa indicando a crescente possibilidade de Bolsonaro perder a eleição já em 1° turno, aumenta a demonização contra Ciro Gomes.

Isso acontece porque, em tese, Ciro pertence ao chamado campo democrático. Ou seja, se ele sai da disputa seus votos migram a Lula e o que é possibilidade se torna fato concreto e o atual presidente vê encerrado seu projeto de país focado na violência, agressão e falta de respeito às pessoas, instituições e poderes. 

Mas Ciro não desiste. E toca interpretar a permanência de sua candidatura. 

Teimosia, inveja, estratégia (cegueira) política são argumentos que li. Eu o vejo do mesmo modo que vejo Bolsonaro e Lula, ou seja, um político que representa parcela dos eleitores. No caso dele, parcela que não se sente confortável em votar em Lula, mas até pode, e abomina votar em Bolsonaro e de jeito nenhum votará nele.

O que me ocorre então é: Voto Nulo no 1° turno. E não apenas dos eleitores de Ciro, mas de Tebet, Felipe, Soraya. Voto Nulo no 1° turno é completamente diferente do 2°. No 1° turno, Bolsonaro e Lula ficam com seus votos sem se beneficiarem dos votos dos outros. Por exemplo: 100 eleitores vão às urnas. 50 anulam, 30 votam em Lula e 20 em Bolsonaro. Os 50 (soma de Lula e Bolsonaro) passam a ser 100% dos votos válidos (o que a lei diz para determinar o vencedor) e Bolsonaro perde porque ficaria com 40%.

Dessa forma, ninguém precisa votar em quem não deseja e consegue o principal objetivo, derrubar Bolsonaro. 

Ahhh, vou fazer isso no 2° turno. Não é seguro, pois qualquer voto que migrar a Bolsonaro lhe dá chance de seguir. Imagine que os eleitores de Ciro anulem o voto no 2° turno, mas apenas os de Tebet migrem a Bolsonaro? Em votos válidos, Bolsonaro passa a ter chance real de vencer. E mesmo se perder será por margem pequena o que aumenta a chance dele negar a derrota e o blá-blá-blá das urnas e etc.

Então, Voto Nulo no 1° turno. 

É o único modo de derrubar Bolsonaro sem precisar votar em Lula e, ainda mais, dando um recado ao eleito: Ande na linha, a maioria não te quer. Neste cenário, Ciro saí por cima, ou seja, preserva seu capital político. Hoje é pouco, apenas 7% insuficientes para ganhar, mas muito para atrapalhar. Se assumir o Voto Nulo em 1° turno, Ciro derrota Bolsonaro e mantém a bandeira de liderança da oposição a Lula.

Comentários