Prefeito eleito cumpre mais uma etapa da parceria com padrinho político e entrega para ele o “coração” da administração pública: secretaria de Licitações e Contrato. Mas fica com o “cérebro”: Gabinete Central e Corregedoria

Compartilhar

rabrasao

Até o anúncio do secretariado do prefeito eleito José Crespo (DEM) muita gente me perguntava quem seria escolhido. Passado este mistério, a pergunta passou a ser: o que você achou do secretariado?

Os fatos demonstram que Crespo mais uma vez honrou o seu compromisso com o padrinho político Renato Amary (PMDB) e constatar essa coerência e jogar luz sobre ela é o mais importante do que qualquer juízo de valor que eu possa vir a fazer. Ser coerente é uma qualidade a ser reconhecida e valorizada nos homens públicos.

Ex-adversários e antagônicos na relação política, Renato e Crespo começaram a ser aproximar ainda na administração de Vitor Lippi (PSDB) este sim adversário dos dois. A fidelidade de Crespo a Renato pode ser provada ao longo dos quatro anos da administração Pannunzio (PSDB) quando Crespo se tornou no Poder Legislativo o principal expoente da oposição a administração que termina no próximo dia 31. Crespo é autor de cinco Ações Populares contra a administração de Pannunzio e presidiu ou relatou ao menos 5 CPIs (Comissão Parlamentar de Inquérito) onde o alvo era o PSDB seja ele com Lippi ou mesmo com Pannunzio. Crespo demonstrou que sua amizade familiar e parceria com Pannunzio, quando Crespo foi candidato de Pannunzio em 1992 após Crespo ter sido o principal secretário daquele mandato de Pannunzio, era uma e a relação política era outra.

Provada essa fidelidade e amizade, Renato sentiu-se á vontade em propor que Crespo assumisse a candidatura a prefeito do seu grupo levando em conta que sendo eleito poderia ser alvo de ações que contestariam se ele poderia exercer o cargo tendo em vista os processos que responde na justiça. Diante dessa dúvida, Renato levou até o limite as coligações e montagem de seu grupo de campanha e pesquisas indicavam que 70% dos eleitores queriam que ele voltasse. Renato teve habilidade e capacidade para transferir a Crespo votos e credibilidade para que a rejeição de Crespo praticamente sumisse desde que foi anunciado o candidato. O mantra “quem é Renato vota Crespo” pegou. Um sempre esteve colado ao outro.

A partir dai, nos bastidores políticos, começou a especulação: quando Crespo e Renato vão brigar. Havia quem apostou que seria assim que terminasse a eleição. Outros que seria na hora da montagem do secretariado. Os dois momentos passaram e a parceria dos dois segue ilesa. Crespo no domingo em que foi eleito, na hora de dar o grito da vitória, fez questão de dizer que se não fosse Renato, ele não estaria ali. Nas primeiras entrevistas e nas seguintes tratou de reconhecer o papel de Renato. No sábado passado, ao anunciar a equipe de secretariado, novamente uma demonstração de fidelidade e parceria.

Relíquia de família

O sinal mais evidente do reconhecimento da importância de Renato partiu de um discurso bastante bem articulado, e feito sem a leitura de nenhum papel, de Lilian Marangoni Crespo, esposa do prefeito eleito. A pedido do marido, ela entregou a Renato o Brasão de Sorocaba. Não uma réplica e não um simples brasão, mas o Brasão em Bronze e pedestal de mármore que havia sido de José Crespo Gonzáles, pai de Crespo, quando prefeito de Sorocaba nos anos 70. Ela entregou uma relíquia de família, de valor sentimental indiscutível, e disse: Renato, a cidade é sua. Literalmente disse isso. Disse também que Renato é a maior liderança política da história recente. Disse que nenhum prefeito elegeu uma bancada na Câmara como aconteceu nesta eleição e, por fim, disse que sem Renato seu marido não seria prefeito.

A partir dali e por duas horas Crespo anunciou o secretariado. Os 22 nomes que podem ser conferidos abaixo.

Mas o que mais chamou a atenção é a demonstração final de Crespo em relação a Renato ao revelar a criação da Secretaria de Licitações e Contratos que ficará a cargo de Alexandre Gomes Robin. Graduado em Tecnologia em Gestão Ambiental pela Uniso (Universidade de Sorocaba), Robin foi fundador e presidente do Centro Acadêmico do Curso de Tecnologia em Gestão e presidiu a Associação Nacional dos Gestores Ambientais, Mas o grande destaque do seu currículo é “atualmente trabalha como assessor do ex-prefeito de Sorocaba e ex-deputado federal Renato Amary e é vice-presidente do PMDB de Sorocaba, que é presidido por Renato Amary”.

Há mais de uma década Alexandre Robin assessora Renato. Ele viaja com Renato, ele recebe pessoas que querem falar com Renato. Ele conhece a rotina e os hábitos de Renato como pouquíssimas pessoas. Ele é o que popularmente se chama de unha e carne com Renato. Alexandre Robin é o que o mundo da tecnologia passou a denominar de Avatar de Renato.

O padrinho de Crespo em sua eleição não terá cargo, mas seu fiel escudeiro, enfim, seu Avatar, terá e será simplesmente o “coração” da administração Crespo, afinal não há nenhum procedimento na vida pública que não passe por Licitações e Contrato, exatamente o nome da pasta que vai ocupar. Assim como o coração nos seres vivo que possuem um corpo é o responsável por bombear o sangue por toda a sua extensão (do fio de cabelo ao dedinho do pé), os Contratos e Licitações são para o funcionamento da máquina pública. Obviamente que assim como o corpo vivo, que possui o cérebro que pensa e determina para onde vão e o que fazem os outros membros, na administração não será diferente. E Crespo tratou de deixar para ele essa parte na administração pública ao nomear o seu fiel escudeiro há mais de uma década, Hudson Zuliani, para o cargo de secretário do Gabinete Central (que absorve a Corregedoria do Município). Um coração que terá de estar sempre em alerta pois haverá um cérebro de olho nele. Um cérebro que precisará sempre tratar bem o coração senão não haverá sangue para irrigar as suas conexões.

Como disse, Crespo se mantém coerente em relação a Renato. E coerência é uma qualidade a ser reconhecida e valorizada nos homens públicos.

Veja a equipe e estrutura

 

Secretarias que existem e vão permanecer:

* Secretaria de Assuntos Jurídicos e Patrimoniais (atual Secretaria de Negócios Jurídicos) – Mario Marte Marinho Junior

* Secretaria da Cultura e Turismo (atual Secretaria da Cultura) – Werinton Kermes

* Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (atual Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho) – Roberto Machado de Freitas (acumula a presidência do Parque Tecnológico de Sorocaba)

* Secretaria de Educação – Marta Regina Cassar

* Secretaria de Esportes e Lazer – Ubirajara Capelari

* Secretaria da Fazenda – Fábio de Castro Martins

* Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária – Maurício Augusto Coimbra Campanati

* Secretaria de Meio Ambiente, Parques e Jardins – Jessé Loures

* Secretaria de Planejamento e Projetos (atual Secretaria de Planejamento e Gestão) – Luiz Alberto Fioravante

* Secretaria da Saúde – Janayne Andréia Marques de Faria

 

Secretarias novas:

* Secretaria de Abastecimento e Nutrição – Alexandre Hugo de Morais

* Secretaria de Recursos Hídricos – Ronald Pereira da Silva (utiliza a estrutura e acumula a diretoria do Saae)

* Secretaria de Comunicação e Eventos – Eloy de Oliveira

 

Secretarias que sofreram alterações:

Atual Secretaria de Governo e Segurança Comunitária foi desmembrada em:

* Secretaria do Gabinete Central (absorve a corregedoria) – Hudson Zuliani

* Secretaria de Segurança e Defesa Civil – José Augusto de Barros Pupin

* Secretaria de Relações Institucionais e Metropolitanas – José Francisco Martinez

Atuais Secretaria de Mobilidade, Desenvolvimento Urbano e Obras e Secretaria de Serviços Públicos deram origem a:

* Secretaria de Mobilidade e Acessibilidade – Wilson Unterkircher Filho (utiliza a estrutura e acumula a presidência da Urbes)

* Secretaria de Conservação, Serviços e Obras – Fábio Moreira Pilão

Atual Secretaria de Desenvolvimento Social foi desmembrada em:

* Secretaria de Cidadania e Participação Popular – Mario Luiz Nogueira Bastos

* Secretaria de Igualdade e Assistência Social – Cíntia de Almeida

 

Atual Secretaria de Administração foi desmembrada em:

* Secretaria de Licitações e Contratos – Alexandre Gomes Robin

* Secretaria de Recursos Humanos – Rodrigo Moreno

 

Na foto, na imagem à esquerda, Renato em pé agradece a homenagem que recebeu na cerimônia de anúncio do secretariado. E na imagem à direita junto da primeira-dama Lilian Marangoni Crespo que lhe entregou uma relíquia de família, o Brasão de Sorocaba em Bronze e mármore, que era de José Crespo Gonzales, o pai do prefeito eleito.

PS – Ao longo desta semana falarei sobre outros aspectos da equipe de secretários do prefeito que passa a comandar a Sorocaba no próximo dia 1º de janeiro de 2017.

Comentários