Duas ações na área da literatura em Sorocaba vão na contramão dessa onda de apoio maciço ao uso de arma de fogo (independentemente da retórica entre posse e porte) pela qual passa o Brasil – e nisso a culpa do governo é apenas a de atender essa insanidade coletiva, de quem o elegeu, de entender que cometendo um crime se livra de um “bandido” ao invés de compreender que se torna um deles ao tirar a vida de alguém.
Uma dessas ações é novidade: a parceria entre da Livraria Nobel e Maria Teresa Ferreira (educadora social, empreendedora da área alimentícia e militante do Unegro (movimento que busca unir militantes do movimento negro para articular a luta contra o racismo, a luta de classes e combater as desigualdades de gênero).
A parceria consiste num debate sobre o processo de escolha do livro que se vai ler: “Estudos afirmam que ler faz bem para alma. Mas será que ler qualquer coisa nos deixa felizes? O que é felicidade na leitura? Como podemos nos encontrar e nos transformar a partir do que lemos? Esta é a proposta de debates mensais”, explica Maria Teresa Ferreira.
O primeiro debate, ou roda de conversa, deste ano acontece no próximo dia 26 de janeiro, às 10h, na própria Livraria Nobel (Av. Barão de Tatuí, 867, Jardim Faculdade, telefone: 3219-6969) e será baseado no livro “A Uruguaia”, de Pedro Mairal (Editora Todavia).
A segunda iniciativa já uma tradição em Sorocaba, um bate-papo na Biblioteca Infantil sobre livros e seus personagens. Nesta quinta-feira (24 de janeiro), das 14h às 16h, acontece a primeira edição de 2019 do projeto Encontros com o Mito na Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury”. O historiador José Rubens Incao promoverá um bate-papo gratuito com o público sobre Os Doze Trabalhos de Hércules.
José Rubens Incao vai falar da vida e as aventuras de Hércules – o maior herói da Grécia Antiga, que enfrentou doze difíceis trabalhos que foram impostos pela vingativa deusa Hera. A atividade é voltada ao público com mais de 12 anos de idade. A Biblioteca Infantil está localizada na rua da Penha, 673, no Centro. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone (15) 3231-5723.