BRT homenageia as mulheres

Compartilhar

Em comemoração ao mês de homenagem às mulheres, a concessionária BRT Sorocaba lançou na última sexta-feira (8/3) a estação temática “Mulher Ilumina”, uma celebração à identidade e à força feminina por tudo que elas representam e são. 

A Estação UPH Zona Norte, localizada no início do Corredor Itavuvu, ganhou uma nova estética que enaltece as mulheres e chega com a proposta de relembrar a todos que circulam no sistema o quanto elas são essenciais para a sociedade. A tradicional cor azul da estrutura do BRT deu lugar a tons de roxo e lilás, trazendo um toque feminino e divertido para o ambiente.

Na parte externa, a estação ganhou ilustrações simbólicas em tamanho grande para chamar atenção de quem passa. Já no interior, as portas e o teto foram adesivados com destaque para o teto que traz fotos de colaboradoras do sistema BRT. Ainda na parte interna, foram instalados alguns espelhos com afirmações de empoderamento para que as mulheres possam interagir com o espaço e, mergulhadas nessa atmosfera de força, amor e valorização, possam lembrar todo potencial e energia que possuem. 

Quem passar por essa estação terá a experiência de escutar uma trilha sonora exclusiva de apreciação ao feminino que destaca músicas de valorização e reconhecimento às mulheres. As canções serão tocadas fora dos horários de pico para não interferir na operação. Para conferir, basta acessar o link:

“Sabemos que as mulheres merecem todas as homenagens e estamos muito animados de poder externar nossa admiração, comemorar com elas e ter a possibilidade de contribuir facilitando o acesso a serviços tão importantes junto com a prefeitura”, frisa Renato Andere, presidente da BRT Sorocaba. 

Passageiras: amizade e segurança

Todos os dias no mesmo horário, às 6h45, um grupo de 10 passageiras embarcam na linha D200, saindo do Terminal Vitória Régia na Zona Norte em direção ao Campolim na Zona Sul. Nessa rotina de fazer a viagem com o mesmo motorista, o Geraldo, e as mesmas mulheres, foi surgindo muitas conversas, risadas e um trajeto divertido. Assim nasceu uma bela amizade entre passageiras e motorista. 

Há cerca de 3 anos esse mesmo grupo vem conversando e interagindo durante todo o trajeto que vai de um extremo ao outro da cidade. O caminho que pode levar até 50 minutos, sempre se torna mais curto, porque dentro do ônibus o momento é de conexão e boas trocas. 

A passageira Deunize da Silva, 45 anos, diarista, explica como é pegar o ônibus todos os dias e o quanto se sente confortável. “Fiz várias amizades e o motorista também é super gente boa. A gente se sente segura porque ele é muito responsável, brinca e conversa com todo mundo. Trata todos muito bem e assim criamos uma amizade com a turminha que está ali”, ressalta. 

Para Geraldo Salles, motorista, ter esse clima de alegria e respeito dentro do ônibus é muito bom para todos. A viagem se torna até mais rápida porque o tempo passa e as pessoas não percebem. “Me sinto muito feliz em poder levar essas passageiras ao seu destino em tranquilidade e segurança. Construímos um laço de cuidado e respeito muito genuíno que reflete, com certeza, na relação de trabalho. Esse clima de mais proximidade no ônibus é bom para todos. Mas, as mulheres, especialmente, se sentem muito cuidadas e seguras. É como estar fazendo o caminho com alguém conhecido e que se pode confiar”, destaca.

Comentários