O Conjunto Hospitalar de Sorocaba atende mais de três milhões de pessoas de 48 municípios da região e recebe cerca de R$ 176 milhões por ano para o seu funcionamento.
Diante disso, o presidente da Câmara de Sorocaba, vereador Rodrigo Manga (DEM), e a Comissão de Saúde do Legislativo anunciam a criação de uma Frente Regional em Socorro à Saúde. A Câmara local estará à frente desse grupo, que será formado por vereadores dos 48 munícipios ligados ao Departamento Regional de Saúde (DRS-1) e cuja população é atendida pelo CHS (Conjunto Hospitalar de Sorocaba).
“A iniciativa surgiu após a constatação de atendimento precário aos pacientes e equipamentos com problemas, além da falta de insumos básicos e medicamentos no CHS, durante arrastão realizado pela Câmara de Sorocaba no fim do ano passado. E ainda após as denúncias levantadas pela mídia de que médicos não cumprem o horário de trabalho nessa unidade regional”, destaca Manga.
A Frente Regional em Socorro à Saúde terá a incumbência de fiscalizar a qualidade do atendimento, sobretudo no CHS, bem como buscar informações e demais dados que comprovem a real situação dessa instituição, tanto em caráter administrativo como financeiro. Ainda caberá aos vereadores desse grupo, cobrar do Estado e do Governo Federal melhorias urgentes no atendimento aos pacientes atendidos nesta região paulista.
“Criamos uma comissão mista, convidados a diretora do CHS para prestar esclarecimentos à Câmara, fomos até o secretário estadual da Saúde e ninguém assumiu as responsabilidades pela situação. Então, essa Frente Será como uma CPI Regional. Vamos convidar todos os vereadores da região para participarem. Montaremos uma verdadeira força-tarefa em prol da melhoria da saúde pública em Sorocaba e região”, complementa Manga.
Confira a relação de municípios cujos vereadores serão convidados para integrar a uma Frente Regional em Socorro à Saúde: Alambari, Alumínio, Angatuba, Apiaí, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Barra do Chapéu, Boituva, Bom Sucesso de Itararé, Buri, Campina do Monte Alegre, Capão Bonito, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Guapiara, Guareí, Ibiúna, Iperó, Itaberá, Itaóca, Itapetininga, Itapeva, Itapirapuã Paulista, Itararé, Itu, Jumirim, Mairinque, Nova Campina, Piedade, Pilar do Sul, Porto Feliz, Quadra, Ribeira, Ribeirão Branco, Ribeirão Grande, Riversul, Salto, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, São Roque, Sarapuí, Sorocaba, Tapiraí, Taquarivaí, Tatuí, Tietê, Votorantim.