Os vereadores Vitão do Cachorrão e Fausto Perez entraram de surpresa para fiscalizar as instalações do Samu (Serviço Médico de Urgência) numa madrugada no início deste mês de março de 2017 e constataram que os médicos da unidade, muitas vezes, faziam 2 horas de lanche quando a lei permite apenas 1 hora; estavam com o cartão de ponto registrado, mas não estavam trabalhando e não usavam uniforme para trabalhar.
Agora saiu o resultado: o pedido de exoneração dos três médicos a bem do serviço público.
Cabe recurso dessa decisão no âmbito administrativo. E depois ainda no da Justiça.
Reação contrária
A seguir, publico na íntegra carta que uma médica enviou ao vereador Vitão do Cachorrão onde ela expõe o medo do médico diante do ódio da população a eles e responsabiliza o vereador por este ódio. Essa carta foi enviada e publicada na época dos acontecimentos em 2017.]
Leia íntegra do que diz a médica:
Obrigada Vitão do Cachorrão por lançar o ódio da população contra os médicos!
Já levamos bastante “xingo” nas ligações telefônicas quando ficamos de “mãos atadas” por falta de ambulância!
Se dividimos horário de madrugada para descansar é porque temos uma cirurgia no dia seguinte ou consultório, e somos humanos!
Jamais deixamos a “peteca cair”, nunca a regulação fica um minuto sequer sem médico!
Quantas vezes eu tinha que sair 7h do plantão e fiquei mais tempo porque o colega teve que sair de outro plantão, às vezes em outra cidade, para vir para o Samu!
Quantas vezes tive que atrasar para chegar no hospital para não deixar sem médico para atender um chamado!
Você não tem idéia o quanto nós, médicos do Samu, estamos lá porque realmente gostamos do que fazemos, damos o sangue! Na sexta passada eu estava de plantão na Central e os outros dois médicos estavam dormindo lá também! Eu acordei um médico que estava nas horinhas de descanso dele para pegar o próprio carro e ir correndo na UPH Zona Norte ajudar o médico que estava na ambulância a intubar uma paciente gestante, que estava entrando em parada respiratória, pois o médico da central era ginecologista e qualquer coisa faria uma cesárea de urgência na UPH mesmo, para salvar a criança! Tudo isso umas 4:30 da manhã!
Aí você chega num dia, não sabe de nada do que ocorre diariamente a faz esse escândalo!
Você não imagina o quanto o conforto onde temos que dormir é terrível! Temos que dividir com os bombeiros, os colchões estão tão ruins que fica na madeira…
Segunda feira eu estava lá e quando fui dormir a cama estava o ocupada por uma telefonista que estava descansando antes de assumir o plantão dela!
Ano passado uma médica foi deitar e tinha um bombeiro sem camisa deitado na outra cama! Você acha isso legal? Você acha que não seria mais justo termos um conforto médico feminino e outro masculino?
Fico triste com tudo isso que você fez, tanta exposição desnecessária e que tá gerando tanto ódio da população!
Você sabe que tínhamos duas ambulâncias UTI e agora só temos uma?
Você disse que se entrar dois engasgamentos uma criança morreria porque não teria médico…
Isso só colabora para as pessoas acharem que o problema do Samu são os médicos! Como você quer que a gente vá atender a criança se há apenas uma ambulância UTI? Com o próprio carro? E aí? Sem material? Sem adrenalina? Sem material de intubação?
Antes de cortarem uma ambulância, ficavam dois médicos nas ambulâncias UTIs e dois na central, como cortaram, um médico foi “jogado” para a Central…
Mas a população não sabe disso, não sabe que ficamos entre a cruz e a espada quando entra dois casos graves ao mesmo tempo e temos que escolher…não sabe que há poucas ambulâncias e temos milhões de chamadas…
Já sofremos diariamente e fazemos “das tripas coração” para conseguir fazer “milagre” com pouco recurso!
Mas obrigada por ter piorado mais a imagem do Samu! Obrigada pela população agora achar que o médico da central é o culpado por tudo!
Minha família está muito triste pois sabe o quanto me dedico!
O que você sugere?
Que todos os médicos do Samu peçam demissão? Exoneração?
Aí você vai ficar feliz?
Porque agora estamos acuados, com “medo” até de sairmos para comer alguma coisa na padaria ao lado!
Vocês vereadores comem? Dormem? Tomam banho?
Nós, médicos, também! Engraçado né!
Realmente não somos robôs, não somos de ferro, e nunca tivemos a intenção de desassistir a população! Muito pelo contrário! Somos samuzeiros de coração! (…)
Enfim… você fez um grande desserviço…
Fico triste de ter um vereador que chega 2h da manhã ao invés de lutar pela volta da segunda ambulância UTI!