Ao anunciar, a conclusão da primeira fase da investigação sobre o incidente entre um guarda municipal e a cidadã Célia Ramos de Jesus Feitosa na unidade de PA (Pronto Atendimento) do Parque Laranjeiras, o corregedor geral de Sorocaba, Carlos Alberto de Lima Rocco Júnior (foto), decidiu sugerir mudanças para melhorar o atendimento à população no local.
O corregedor não disse, mas minha interpretação é que ele sugere que a Prefeitura aprimore o respeito pelos pacientes que procuram atendimento médico. Para mudar e melhorar, veja o que é recomendado:
1ª) que a Secretaria de Saúde, responsável pelos PAs, implante uma sala de acolhimento dos pacientes para definir o grau de gravidade de cada caso, a fim de agilizar o atendimento, o que deve evitar que haja descontentamento com eventual demora no caso de pacientes que estão em pior estado e também tornar mais palpável a rotina médica.
2ª) que a Secretaria de Saúde implante um controle de acesso e identifique melhor as áreas restritas.
3ª) que a Secretaria de Segurança e Defesa Civil, responsável pela Guarda Civil Municipal, promova o aumento do efetivo de guardas no local para evitar que tumultos como no dia 3 acabem causando transtornos no atendimento.
4ª) que a Secretaria de Comunicação e Eventos, o corregedor geral sugeriu que crie campanhas de esclarecimento da população sobre as formas corretas de reclamar de atendimento nos postos de saúde.
Tomará que as sugestões da Corregedoria sejam levadas à sério e tais mudanças venham a atender melhor os pacientes.