A laudatória recepção que a imprensa de Sorocaba deu a Sérgio Moro na manhã desta sexta-feira não se repetiu na Câmara de Vereadores, onde ele esteve para receber o Título de Cidadão Sorocabano.
O vereador Vinícius Aith, e outros bolsonaristas, perseguiram Moro nos corredores do legislativo, no trajeto do estacionamento ao plenário, chamando Moro de traidor e judas.
Num vídeo que circulou nas redes sociais foi possível ver o vereador Aith esbravejando: 1. Você pode explicar pra gente porque o senhor traiu o presidente Bolsonaro? 2. Você vai sair como judas. E vozes ao fundo gritam Traidor! 3. Moro, não vai explicar porque traiu o presidente e não investigou o Adélio? 4. E os 45 mil dólares que você recebeu de consultoria, não vai explicar? 5. Por que você está passando pano no Arthur do Val do MBL, Moro? Neste momento um assessor de Moro se dirige a Aith e diz: Você passa pano para o vagabundo (sic) do presidente…
Moro é o candidato a presidente do Brasil pelo partido Podemos e ganhou fama como o juiz da Lava-jato, movimento articulado entre o Ministério Público e a Justiça que tirou Lula da eleição de 2018, o condenou, o prendeu e viu todo esse trabalho ser anulado pelo Supremo Tribunal Federal em razão das irregularidades de Moro nos procedimentos que levaram à condenação e prisão. O STF não inocentou Lula, apenas quer que o rito de acusação e julgamento sejam cumpridos de acordo com o que diz a legislação.
Os lulistas e petistas são os maiores críticos de Moro em âmbito nacional. Se imaginava que eles fizessem alguma manifestação de repúdio à presença de Moro na cidade nesta sexta-feira ou até mesmo contra o título que a Câmara lhe concedeu. Mas eles preferiram ignorar. Ao contrário dos bolsonaristas, como relatado acima.
Decoro parlamentar
Quanto ao comportamento de Aith, que também é vereador, ficam as dúvidas: 1. Ele contrariou o Código de Ética, quebrando o decoro parlamentar, ao xingar um convidado? 2. Ele foi apenas deselegante com o homenageado de um vereador colega, no caso Ítalo Moreira que concedeu o título a Moro? 3. Ele “respeitou” o plenário e a sessão, se tornando “o palhaço” entre o estacionamento e os corredores do Poder Legislativo?