No próximo domingo, dia 27 de setembro, começa a propaganda eleitoral dos sete candidatos a prefeito de Sorocaba e dos mais de 500 candidatos a vereador que serão eleitos no dia 15 de novembro. O que significa que os candidatos já podem se apresentar e pedir votos. As redes sociais (Facebook, Instagran e Whattsapp), entendo, serão mais usadas em razão da pandemia de coronavírus que exige o isolamento social. No dia 9 de outubro a campanha entra em sua fase mais aguda, quando vai ao ar no rádio e TV o Horário Eleitoral.
O que esperar das campanhas dos prefeitos?
Na gestão de um empreendimento – e uma eleição é exatamente isso, com data para começar e terminar – o Planejamento Estratégico é o básico para se alcançar o único objetivo dessa empreitada: obter a maioria dos votos e ganhar a eleição. Para isso, é necessário encontrar a melhor bússola para se orientar e conseguir tais resultados.
No mundo empresarial, três conceitos estratégicos são o eixo dessa bússola: Missão, Visão e Valores
No mundo eleitoral, entendo que essa bússola está fincada apenas em um conceito, o da Missão, que se define como sendo o foco de atuação.
Sem ter a pretensão de obter dos 7 candidatos a prefeito de Sorocaba na eleição de 15 de novembro quais são as suas estratégias para obter voto, me atrevi a perguntar ao coordenador de cada campanha qual a missão dele e da própria campanha.
A seguir, publico a íntegra do que cada candidato me enviou quando fiz a pergunta: Qual a missão da campanha do seu candidato?
Jaqueline Coutinho
A assessoria de imprensa da candidata Jaqueline Coutinho explicou que o vice-presidente do Partido Social Liberal (PSL) de Sorocaba, Júnior Gomes coordena a campanha da atual prefeita Jaqueline Coutinho. Formado em Marketing, com pós-graduação em Política Social, Júnior atuou nos Poderes Legislativo e Executivo do município, assim como secretário de governo durante a atual gestão. Júnior aceitou a missão do partido de garantir a continuidade da gestão da Jaqueline para a cidade. “A nossa missão é que Sorocaba evolua cada vez mais, sendo a maior cidade do Brasil administrada por uma mulher com mais de 30 anos de prestação de serviços à população. Jaqueline é um exemplo de gestora pública! Com pouco mais de um ano frente à prefeitura, realizou grandes feitos para Sorocaba e certamente pode contribuir muito mais para os próximos quatro anos”.
Maria Lúcia Amary
A assessoria da candidata Maria Lúcia Amary explicou que o responsável pelas questões legais é o presidente do diretório municipal do PSDB, Valter José Nunes de Campos, e que há várias coordenadorias focadas nas ações políticas, de desenvolvimento e de comunicação da candidata. Valter José explicou que a missão da campanha tem como objetivo maior Uma Sorocaba Moderna de Novo, que é o slogan da campanha de Maria Lúcia Amary e explica bem quais são as necessidades do povo sorocabano.
Raul Marcelo
Paula Penha, coordenadora da campanha de Raul Marcelo, me respondeu: A coligação “Sorocaba: o Futuro é Agora”, encabeçada pelo advogado Raul Marcelo, está comprometida a promover uma campanha limpa, sem fake news e com apresentação de propostas de interesse da população de Sorocaba. Devido à pandemia da Covid-19, a construção das propostas foi feita a partir de articulações de trabalho, em sua maioria, virtuais, totalizando 15 plenárias temáticas e mais de 100 reuniões com lideranças comunitárias da cidade. É com muita participação da população sorocabana que vamos mudar nossa cidade.
Rodrigo Manga
A assessoria de imprensa do candidato Rodrigo Manga, apesar de minha explicação do objetivo da pergunta, se limitou a me dizer: Alinhado, desde já, com seu Plano de Governo, Rodrigo Manga se cercou de uma equipe de especialistas em suas áreas de atuação, que, juntos, desenvolvem a campanha do candidato.
Carlos Peper
O administrador de empresas e empresário Miguel Garcia de Carvalho, 45 anos, é o coordenador de campanha do Solidariedade Sorocaba que tem 25 candidatos concorrendo ao cargo de vereador, Carlos Peper candidato a prefeito juntamente com vice o Leonildo Nicolete. A missão é tentar eleger nossos candidatos com uma campanha política econômica do ponto de vista orçamentário, porém bem abrangente… Trazendo uma proposta de renovação política para a cidade de Sorocaba.
Dr. Leandro
A assessoria de imprensa do candidato Leandro Fonseca explicou que o coordenador da campanha do Dr Leandro é o advogado sorocabano Mateus Ramos. Além de acompanhar os bastidores da política do município há muitos anos, Mateus aceitou a missão da coordenação por acreditar na nova política de renovação do partido Democratas. Para ele, Dr Leandro confirma essa mudança, assim como seu vice, Fernando Baddini. Mateus está executando a missão de organizar a campanha eleitoral majoritária e proporcional, com a meta de aplicar para um novo grupo político um estilo de gestão inovadora em Sorocaba.
Renan Santos
Cléber Brisola, advogado e presidente interino do PDT Sorocaba, coordenador da campanha de Renan Santos, explica que a missão da campanha é colocar o PDT em seu devido lugar na cidade, num patamar de destaque e em consonância com a grandeza de sua história de mais de 40 anos, sem envolvimento em escândalos de corrupção, com o trabalhismo e a educação como suas principais bandeiras. “Nosso partido realmente tem um projeto para Sorocaba, que é o de uma cidade inteligente e inovadora, com desenvolvimento social e econômico em consonância com as ideias de Ciro Gomes.”