No episódio n° 2 da série “Passeio pela Memória”, do podcast O Deda Questão, onde eu converso com Sérgio Reze, tradicional morador de Sorocaba que em junho próximo completará 87 anos de vida, uma simples nota no obituário do jornal O Estado de S.Paulo, sobre o velório e sepultamento de um médico na capital paulista, nos conduz a lembranças da convivência de espanhóis, italianos, sírio-libanês, judeus numa Sorocaba pós 2° Guerra.
O boom dos automóveis no Brasil a partir da política desenvolvimentista de JK e as primeiras famílias a terem concessionárias na cidade; a vinda da indústria têxtil inglesa a Sorocaba em razão da guerra civil nos Estados Unidos que prejudicou a plantação de algodão lá o que deu aos ingleses a oportunidade de vir para cá são temas abordados neste episódio.
Sérgio, com energia, crítica a falha de sucessivas gerações de políticos ao não terem dado o devido reconhecimento ao trabalho de Carlos Alberto Pereira da Silva, o primeiro grande industrial do século 20 de Sorocaba, fundador da Cianê (Companhia Nacional de Estamparia) a partir da compra por seu pai, Severino, que morava no Rio de Janeiro, das fábricas dos ingleses. Sérgio lembra como foi feito o negócio.
Não perca. Para assistir, clique no link https://www.youtube.com/watch?v=wVJck1glwRs&t=38s