No episódio n° 8 da série “Passeio pela Memória”, podcast do blog O Deda Questão, as lembranças de Sérgio Reze, tradicional morador de Sorocaba, que em junho próximo completará 87 anos de vida, partem da data 23 de Maio, dia gravação do programa.
Ele lamenta que a data ficou conhecida apenas por dar nome à um dos principais corredores de veículos da capital paulista e lembra que os acontecimentos do dia 23 de maio de 1932 foram o estopim da Revolução Constitucionalista, ou seja, do movimento armado ocorrido no estado de São Paulo, entre julho e outubro de 1932, que tinha por objetivo derrubar o governo provisório de Getúlio Vargas e fazer a convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte.
No dia 23 de maio Martim, Miragaia, Dráuzio e Camargo foram assassinados.
Sérgio também lembra de sua mãe, dona Victoria Saker Reze, do ambiente familiar e acolhedor que fez da sua casa, no Largo do Rosário, um ponto de reunião de amigos e familiares. Sérgio lembra de um tio que levou para almoçar lá ninguém menos do que Leônidas da Silva, o diamante negro, ídolo do São Paulo. A partir de Leônidas, Sérgio faz uma conexão com os dias de hoje e lamenta o racismo sofrido pelo jogador Vinícius Jr no campeonato espanhol de futebol, se solidarizando com o jogador.
Sérgio também lembra do início da vida empresarial de Milton Muraro, um dos principais empreendedores sorocabanos, fundador da famosa Loja Wanel e do bairro Wanel Ville.
Não perca.
Para assistir, clique no link: https://www.youtube.com/watch?v=XyjJpwL9Ed4&t=312s