O podcast “Passeio pela Memória”, série de entrevistas com o empresário Sérgio Reze, de 87 anos de idade, a respeito de suas lembranças, chega ao episódio n° 12. Inicialmente este seria o último. Mas há tanto a ser conversado que é possível que este podcast tenha continuidade.
Neste episódio, gravado no dia 27 de junho, Sérgio se pergunta: Que sociedade é essa, a que vivemos, que não respeita os seus mortos? Essa reflexão surgiu a partir da visita que ele fez ao cemitério da Saudade e ter constatado o roubo das placas de bronze dos túmulos. Nunca, ele diz, tinha sequer ouvido falar de uma coisa dessas em sua época de jovem.
A lembrança de Sérgio chega ao pós 2° Guerra Mundial onde italianos e alemães que viviam há décadas no Brasil, já estavam incorporados em nossa sociedade, não foram importunados, ao contrário dos japoneses que sofreram a xenofobia. Um japonês dono de um bar na Souza Pereira foi atacado só por ser japonês. Fato que marcou Sorocaba.
Sérgio também lembrou que as autoridades se incomodavam com o beato João de Camargo, cujo a capela na Água Vermelha até hoje recebe peregrinação de devotos, por temer o uso de sua liderança religiosa.
Fica o convite para você assistir. Clique no link: https://www.youtube.com/watch?v=l1xW0L3yQNI