Passeio pela Memória – Episódio n°48

Compartilhar

As lembranças de Sérgio Reze neste episódio do podcast “Passeio pela Memória” chegam aos sapatos. Era uma época onde havia tênis, mas eles eram usados exclusivamente para a prática de esportes ou ginástica.

Um homem que não estivesse calçando sapatos não podia entrar no clube e nem no cinema. Na missa entrava, mas não era bem visto. 

Sérgio lembra de um italiano que fazia sapatos em seu ateliê na Dr. Braguinha. Lembra do sapateiro artesão onde manda fazer sapatos em São Paulo. Lembra do seo Abrão, seu pai, que foi dono de um curtume e também mandava fazer sapatos sob medida. 

Dos sapatos as lembranças passeiam pelas camisas, calças e todo o artesanato e arte daquilo que era feito a mão. Um mundo ao avesso do atual, onde tudo não é apenas industrializado, mas também globalizado. O que não é Made in China?

Por fim, Sérgio revela o hábito mantido de visitas e encontros presenciais. Algo antagônico ao mundo virtual. Encontros onde se faz oração, acolhe as pessoas e se faz uma refeição à mesa, onde as pessoas se olham, se falam e estão sem conexão com redes sociais. É muito saudável isso, especialmente para a mente, sentencia Sérgio. 

Venha participar dessa conversa. Clique no link e assista: https://www.youtube.com/watch?v=jyPwkYeNKh8

Comentários