A primeira pesquisa do Instituto Ibope, encomendada pela TV TEM de Sorocaba de divulgada pela emissora na 2ª edição do seu telejornal de hoje (22/08), traz a intenção de voto e a rejeição em cada um dos 5 candidatos a prefeito que disputam a eleição de 2 de outubro. Foram feitas 602 entrevistas entre os dias 18 e 22 de agosto. A margem de erro é de 4% e a confiabilidade no resultado de 95%.
A pesquisa traz os números de pesquisa estimulada, ou seja, aquela em que o eleitor pesquisado lê num cartão o nome dos candidatos e responde em quem pretende votar.
Raul Marcelo (PSOL) tem 30%
Crespo (DEM) 26%
Hélio Godoy (PRB) 13%
João Leandro (PSDB) 5%
Glauber Piva (PT) 2%
Brancos e Nulos 16%
Não sabem 18%
A pesquisa também traz os números de pesquisa estimulada, ou seja, aquela em que o eleitor pesquisado lê num cartão o nome dos candidatos e responde em quem não vota para prefeito.
Crespo (DEM) 39%
João Leandro (PSDB) 20%
Glauber Piva (PT) 20%
Hélio Godoy (PRB) 18%
Raul Marcelo (PSOL) tem 17%
Votam em qualquer um 2%
Não sabem 23%
Minha interpretação
Assim como entendi na pesquisa Ipeso/PSOL, qualquer leitura apaixonada desta pesquisa Ibope/TV TEM leva o interprete a afirmar que a eleição está definida com a presença de Crespo e Raul Marcelo no 2º da eleição. Isso é um erro grave. Uma leitura técnica, feita com a razão, mostra que a rejeição acentuada em Crespo e igual (levando em conta a margem de erro dos outros) pode modificar o resultado.
O tempo de propaganda de Rádio e TV (leia a outra postagem) é um reforço a favor de Crespo para inverter esse sentimento, afian l ele terá 4 minutos e 39 segundos. Porém, péssimo a Raul Marcelo que terá somente 18 segundos. Obviamente que os números todos vão mudar. A questão é saber se vai mudar de maneira suficiente para tirar Crespo e Raul do 2º turno e levar João Leandro, Hélio Godoy e Glauber Piva para a eleição onde as condições de tempo de TV e Rádio ficam iguais.