Exatamente às 19h01 desta terça-feira, 12 de junho, o site da Prefeitura de Sorocaba anunciou que não renovará o contrato de procedimentos médicos com o CIES Global – Centro de Integração de Educação e Saúde (Associação Beneficente Ebenezer). A decisão foi tomada na tarde desta terça-feira (12) após o Poder Executivo constatar que a defesa apresentada pela instituição não foi suficiente diante dos 15 apontamentos citados no Relatório de Visita Técnica iniciada no dia 5 de fevereiro de 2018.
A nota oficial da prefeitura, simplesmente, ignora o documento com toda a argumentação que deu origem ao pedido de sua cassação.
O que a nota diz é: No mês de fevereiro, após visita técnica da Central de Regulação da Prefeitura de Sorocaba foram analisados alguns prontuários de pacientes. A equipe fez os apontamentos sobre o faturamento de alguns procedimentos, inclusive sobre questões administrativas. Por esse motivo, a Secretaria de Saúde (SES) determinou que o setor de Auditoria da Saúde realizasse um trabalho de visita técnica para gerar um relatório de conclusão de constatações e medidas necessárias.
Após conclusão do relatório de visita técnica, o documento foi juntado num processo sancionador, que foi enviado à assessoria jurídica da SELC (Secretaria de Licitações e Contratos). O setor emitiu um parecer indicando que o caso deveria ser tratado através de processo sancionador, ou seja, que houvesse uma apuração completa da situação e que a conveniada fosse notificada e providenciasse apresentar a defesa sobre as irregularidades.
A conveniada apresentou a defesa e o conteúdo passou por análise da SES, que optou pela rescisão. De acordo com a Prefeitura de Sorocaba, a atual gestão sempre prezou pela qualidade de assistência e pela fiscalização comprometida com as conveniadas.