Por que eu entendo que a eleição em Sorocaba está em aberto? Por que o índice dos votos de quem aprova o governo Pannunzio pode ser suficiente para levar o candidato ao 2º turno

Compartilhar

godoyimoveis

A pesquisa Ibope/TV TEM (http://www.ibopeinteligencia.com/arquivos/JOB_0562-2_SOROCABA%20-%20Relat%C3%B3rio%20de%20tabelas.pdf), registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo Nº SP-07234/2016, mostra que 18% dos eleitores sorocabanos aprova o governo Pannunzio. Um número que levado em conta a margem de erro é bem próximo dos 23% das intenções de voto de Raul Marcelo, hoje segundo colocado na corrida eleitoral, logo atrás de Crespo que tem 40%. Agora, coincidência ou não, o número dos eleitores que aprovam o governo Pannunzio é muito semelhante à soma da intenção de voto em Hélio Godoy (10%) com a de João Leandro (9%). O único candidato do PSDB e, portanto, da continuidade, é João Leandro, porém ele abdicou do governo Pannunzio (obviamente levando em conta o outro número do Ibope que demonstra que 76% desaprovam o governo Pannunzio) e priorizou unicamente o deputado Vitor Lippi como cabo eleitoral. Hélio Godoy, por sua vez, valoriza e muito em sua propaganda o que afirma que fez no governo Pannunzio, quando foi secretário da Habitação: construção de mais de 5 mil moradias populares. Essa situação permite que se interprete que muito dos 10% dos votos de Godoy são fruto dessas pessoas que aprovam o governo Pannunzio e o que falta para João Leandro é fruto do fato dele abdicar do governo Pannunzio. Tivesse João Leandro adotado a estratégia de ser ele o candidato de Pannunzio a chance de ter um índice melhor que os seus 9% é bastante real. E se o candidato fosse o próprio Pannunzio, nas atuais circunstâncias, certamente ele também estaria bem perto de ir para o 2º turno.

Vale sempre ressaltar que a pesquisa Ibope/TV Tem mostra que é muito real a chance de Crespo ser eleito em 1º turno, embora isso seja quebrar uma cultura sorocabana de sempre definir a eleição em dois turnos (com a exceção de candidatura à reeleição).

Vale ressaltar também que na pesquisa Ibope/TV Tem Raul Marcelo se mantém no patamar de 23% que é mais que o dobro do terceiro colocado (Godoy). Um fenômeno para um candidato que tem apenas 18 segundos no horário gratuito de rádio e tv, não tem material impresso de propaganda, não tem um time de pessoas conhecidas concorrendo à Câmara.

Vale ressaltar que 24% dos eleitores não tem Nenhum Interesse na eleição e 27% estão indecisos. Ou seja, do mesmo modo que Crespo pode ganhar no 1º turno devido seus 40% de intenção de voto e de que num eventual 2º turno Raul seja seu adversário, os números, as circunstâncias e o aumento do interesse pela eleição (diminuindo os indecisos) podem levar tanto Hélio Godoy quanto João Leandro para o 2º turno.

Glauber Piva, elogiado e visto como um dos melhores discursos dessa campanha por gente das mais diferentes tendências ideológicos, paga o preço de ser do PT e carrega a carga que nacionalmente massacra o partido pelos desfeitos que é acusado de ter feito em Brasília.

Comentários