Boa notícia: Saae realiza obras para reativação da quarta adutora

SaaeCom o objetivo de recolocar em carga a quarta adutora de água bruta, integrante do sistema que liga a captação na represa do Clemente/Itupararanga à Estação de Tratamento de Água do Cerrado (ETA Cerrado), o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba deu início nesta semana a um trabalho de interligação, que está ocorrendo na vila São João, em Votorantim, próximo ao local onde ocorreu o rompimento no início deste ano.

A adutora que vem sendo preparada para voltar a funcionar é a de 500 milímetros de diâmetro, em aço, que está desativada desde 2009, quando teve início um trabalho de reforma e substituição de alguns dos seus trechos, nos seus 14 quilômetros de extensão. Em 2012, a empresa vencedora da licitação e contratada abandonou a obra e dois anos depois a autarquia assumiu os trabalhos.

A partir da captação da água na represa do Clemente até o ponto onde a autarquia está trabalhando neste momento, a adutora de 500 milímetros já está recuperada, motivo pelo qual ela está sendo interligada à adutora de 350 milímetros de diâmetro, em fibrocimento, que corre paralela, e que desta forma passará a ganhar uma nova “injeção” de água.

Além dessas duas adutoras, esse sistema de adução conta ainda com outra adutora de 500 milímetros de diâmetro, mas em ferro, e com a de 800 milímetros de diâmetro, em aço, ambas também em pleno funcionamento.