Chineses têm interesse no trem intercidades SP-Campinas-Vale

O governador do Estado de São Paulo, João Doria, esteve nesta segunda-feira, no primeiro dia de reuniões da missão internacional à China, com o Presidente da China Railway Construction Corporation (CRCC), Chen FengJian, que demonstrou interesse em investir em projetos de infraestrutura em São Paulo, especialmente no Trem Intercidades (TIC), que ligará São Paulo às regiões de Campinas e Vale do Paraíba. Ou seja, a vez de Sorocaba – como o próprio governador já havia adiantado nos primeiros dias do seu mandato – segue para um oportunidade futura.

A missão internacional à China inciou com a participação do Governador João Doria no seminário Doing Business in São Paulo and China (Fazendo negócios em São Paulo e China), evento promovido pela agência de promoção de investimentos do Governo de São Paulo, InvestSP e Bank of China, na sede da instituição financeira. O Governador apresentou o seminário “O Potencial Econômico e de Negócios do Estado de São Paulo”.

Em seguida, o Professor ZhouJingtong, economista do Instituto Financeiro do Bank of China falou sobre “O mercado chinês e o potencial de negócios para as empresas paulistas”. Ao término do encontro, representantes de InvestSP e Bank of China assinaram o primeiro protocolo de intenções da viagem.

Em seguida, o Governador esteve com Chen TingKe, Diretor-Geral da Sinosure, seguradora chinesa de crédito que garante financiamentos para os projetos em execução e futuros.

Na sequência, Doria participou de mais duas reuniões de trabalho. A primeira com o Presidente do Fundo de Cooperação Industrial para Expansão e Capacidade Produtiva Brasil-China, Han Hong Mei. Depois almoçou com o presidente do grupo CRCC, Chen FengJian. Durante a tarde, apresentou os projetos de desestatização no GRI China-Latam InfrastructureSummit& Week.

No final do primeiro dia da viagem, o Governador recebe a delegação empresarial paulista em um coquetel de boas-vindas no Hotel St. Regis. Cerca de 35 empresários são aguardados, entre eles Roberto Padovani (Banco Votorantim), Priscila Belmonte Silva (Colormaq), Colin James Francis (Café Santa Monica), José Veloso Dias Cardoso (Abimaq), Evandro Gussi (Unica), Frederico Humberg (AgriBrasil) e Ricardo Gracia (Calçados Kidy).

Missão China

A Missão China é a quarta missão empresarial de São Paulo no mercado externo e a maior de todas. Em busca de investimentos para o Estado de São Paulo, Doria, junto com um grupo de empresários e secretários de estado, desembarcou no dia 5 de agosto em Pequim, onde fica até dia 11, com agenda também nas províncias de Xian e Xangai.

“Teremos duas inovações, pois estamos levando 35 empresas brasileiras para o contato direto com investidores internacionais. O segundo fator inovador é a abertura do escritório da InvestSP em Xangai, na China, no próximo dia 9 de agosto. O escritório vai ser um ponto de apoio para as empresas brasileiras, localizadas em São Paulo, na exportação de produtos e serviços. Além de apoiar o Governo no programa de desestatização, que é parte significativa na agenda de relação com a China”, declarou o governador.

Comentários

Leia também