Na teoria: Sorocaba expõe em Fórum serviços prestados aos munícipes

SmartCitySecretária adjunta de Planejamento, Mirian Zacareli, fala das políticas de smart cities em Sorocaba

A cidade de Sorocaba apresentou o conceito de cidade inteligente e o panorama adotado pelo município dentro das políticas de smart cities, durante o Fórum Governo Eletrônico Brasil Coréia 2017, promovido na segunda-feira (19/06), em São Paulo.

A Secretaria de Planejamento e Projetos da Prefeitura expôs os conceitos e o estágio de implementação dos diversos sistemas e políticas no município, ao abordar o tema “Panorama das políticas de smart cities em Sorocaba.

Durante o Fórum internacional o município expôs projetos de infraestrutura tecnológica como o de infovia com 420 km de extensão de fibra óptica com programa de inclusão digital; a expansão de data center, programas dos sistemas de informação para levar serviços aos munícipes e a central de atendimento e programas de governança de Tecnologia da Informação (TI).

Organizado pelo Consulado Geral da República da Coréia de São Paulo, o Fórum com representantes de vários países apresentou modelos e exemplos de sucesso (cases) para transporte urbano por meio da tecnologia de informação e comunicação, além do atual panorama de cidades inteligentes (smart cities) e estratégias de informação urbana.

A secretária adjunta de Planejamento e Projetos, Mirian Zacareli, e o assessor de Assuntos Internacionais de Sorocaba, César Nonato Pederiva, consideram que a troca de experiências foi muito válida para avaliar os caminhos que Sorocaba está trilhando como uma cidade inteligente e para a aproximação das cidades coreanas que estão num nível de desenvolvimento mais avançado em tecnologia e comunicação.

O evento reuniu autoridades e empresários de várias cidades do Estado de São Paulo e da Coreia do Sul. Apresentaram cases as cidades Anyang (Gyeonggi / Coreia do Sul), Seul (Capital da Coreia do Sul), São Paulo e Sorocaba, além do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento e informações da Coréia (Klid).

Outros temas abordados

Os temas abordados trataram da busca de soluções de inteligência baseados nos pilares de inovação e tecnologia de informação, como “panorama das questões e políticas do transporte público em São Paulo”, “gestão do sistema inteligente de Seul”, ” soluções de problemas urbanos através do Big Data”, “inovação da gestão urbana de São Paulo”, “Vigilância em teia de Anyang”, “inovação de informatização urbana baseada em informação geográfica” e “Panorama das políticas de smart cities em Sorocaba”.