Na prática: Ouvinte faz queixa sobre o 156 e secretário cobra eficiência

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Zuliani Zuliani, do Gabinete Central, ficou irritado com falha apontada por ouvinte e cobra eficiência da equipe

Quando entrei no ar hoje (20/06) com a coluna O Deda Questão no Jornal da Ipanema (FM 91.1Mhz), os âncoras José Roberto Ercolin e Paulo Roberto Jr. tratavam  de portais de voz e mensagens de texto de ouvintes reclamando de lâmpadas queimadas nas ruas onde moram e, pior, de que não estavam sendo atendidos pelo fone 156, número disponibilizado há décadas pela Prefeitura de Sorocaba para ser o canal direto entre o cidadão e o poder público.

Afirmei que a questão da troca de lâmpadas tem um página específica no site da prefeitura (www.sorocaba.sp.gov.br/iluminacao) para isso, mas que o telefone tem, que funcionar.

A assessoria de comunicação da prefeitura explicou que a reclamação estava sendo processada pela ouvidoria da prefeitura.

Mas nada disso foi suficiente para amenizar a irritação do secretário do Gabinete Central, Hudson Zuliani, com a falha apontada pelos ouvintes. Ele cobrou eficiência da sua equipe de 156 e também da comunicação alegando que não é dado o foco necessário para esta prestação de serviço.

Há um mês, a Secretaria do Gabinete Central, realizou audiência pública com objetivo de apresentar o canal 156 e as ouvidorias do município (saúde e guarda civil) aos chefes de divisão das UBS (Unidades Básicas de Saúde) e aos assessores de vereadores.

As ouvidorias visam gerenciar, encaminhar e responder as demandas referentes ao relacionamento entre os serviços com o cidadão, além de receber denúncias, reclamações, elogios e sugestões, tendo como propósito ser o canal oficial entre a Prefeitura e os munícipes, atuando como canal um democrático e exercendo papel fundamental no controle social das áreas de atuação.

A ouvidora geral da Prefeitura de Sorocaba, Marina Pereira, destacou a importância do serviço para o município e explicou que a cidade já faz parte da rede de ouvidorias e que atualmente conta com um projeto ativo junto com a população, identificando melhorias, apontando situações e até propondo mudanças.

O canal 156 funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, porém as solicitações podem ser registradas durante 24h através do portal: www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento

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