Nem sinal de aumento de vacinas para Sorocaba

A velocidade das pessoas vacinadas em Sorocaba contra o novo Coronavírus é muito aquém da necessidade para evitar a propagação da doença e do desejo de toda a sociedade. Embora, do ponto de vista estatístico, essa velocidade não seja das piores.

O quadro desta página expõe o número de vacinados do dia 3 de fevereiro até hoje ao meio-dia e o que se verifica é que o número de origem de vacinados em Sorocaba foi muito baixo o que faz que mesmo tendo multiplicado por 6 o número de vacinados na cidade, ele seja bem menor do que Campinas que aumentou o número de vacinados em quatro vezes. Apenas São Paulo, capital, tem um ritmo melhor, vacinando hoje dez vezes mais pessoas do que havia vacinado no início de fevereiro.

A 14ª posição de Sorocaba entre os mais de 600 municípios paulistas a receberem a imunização, do ponto de vista do governador, pode ser bom. Mas das pessoas que moram aqui, não é.

O prefeito Manga pediu ao presidente vacina e até agora não foi atendido. Aliás, o Brasil não foi. A letargia de Bolsonaro é algo inexplicável a essa altura da pandemia, onde há fila de pessoas doentes à espera de vaga na UTI Covid.

Os deputados sorocabanos, estaduais e federais, igualmente pediram vacinas ao presidente e ao governador Dória e também não estão sendo atendidos.

Ainda não vi nenhuma clínica particular oferecendo vacinas. Sei que o prefeito Manga aventa a possibilidade do município vir a comprar a vacina, mas ainda não existe quem esteja fazendo essa venda sem que haja, previamente, um acordo com o governo federal.

O que resta, portanto, é evitar o contato com as pessoas, mesmo as que aparentam estar saudáveis, pois existem os chamados doentes sem sintomas, o que é o grande mistério desta doença.

Apesar das vacinas insuficientes e dos pedidos por isolamento, segue a guerra virtual dos negacionistas nos xingamentos ao governador que determina a fase de cada município no Plano São Paulo. Eles usam argumentos mentirosos e notícias falsas para dizer que o isolamento não evita o contágio e que o uso de máscara faz mal e não bem. Apenas diminuíram as mentiras em torno da vacina, algo que ficou extremo quando Jair disse que a vacina de São Paulo poderia transformar as pessoas em jacaré. Evidentemente que um líder não poderia falar algo assim, nem de brincadeira, e ainda mais para os seguidores que ele sabe ter.

Já são mais de 250 mil mortos por Covid no Brasil e ouço previsões catastróficas de especialistas, com alguns prevendo, com base nos dados de infectados de hoje, que chegaremos em dezembro com 500 mil mortos. Algo inimaginável!

Comentários

Leia também