Sorocaba prossegue no radar dos chineses

Já escrevi em algumas postagens anteriores sobre as visitas que comitivas de chineses estão fazendo a Sorocaba desde 2017. Na manhã desta quinta-feira, foi a oitava visita neste período, desta vez na Associação Comercial de Sorocaba, com representantes de Nanjing (cidade da China também conhecida como Nanquim).

Anteriormente, já estiveram em Sorocaba comitivas de: Jiangsu, região litorânea da China, cuja capital é Nanquim e que tem forte desenvolvimento agrícola e industrial; Zhuhai, na província de Guangdong, uma das mais industrializadas da China, com atuação na produção de sistemas integrados e softwares de gestão, além de aplicativos; além de Nanchang, cidade de 5 milhões de habitantes, localizada no leste da China, cujo maior interesse nessa sua terceira visita a Sorocaba é o sistema de tratamento de esgoto desenvolvido pelo Saae; e também Wushi (cidade que em 2008 iria sediar o Escritório da Prefeitura de Sorocaba na China, fato que gerou polêmica e o então prefeito Vitor Lippi abdicou da idéia).

Os interesses dos chineses quando eles manifestam o interesse de vir visitar Sorocaba variam entre: Inovação, Tecnologia, Software, Saneamento, Educação e Esportes.

Apoio à visita

O presidente da Associação Comercial de Sorocaba, empresário Sérgio Reze, recepcionou a comitiva, observou que há interesse do empresariado de Nanquim em estabelecer relações comerciais com Sorocaba e colocou a entidade à disposição dos empresários locais que estiverem interessados em estabelecer relações comerciais com a China e necessitarem de informações a respeito dessa possível parceria.

O vereador Hudson Pessini, que representou a Câmara Municipal na visita à Associação Comercial de Sorocaba, também valorizou a visita dos chineses e fez uma explanação à comitiva da cidade chinesa sobre o perfil econômico de Sorocaba, enfatizando que a cidade apresenta uma grande pujança econômica e, além de contar com uma expressiva população de cerca de 700 mil habitantes, é o centro de sua Região Metropolitana, o que totaliza uma população superior a 2 milhões de habitantes.

Visita a Nanquim

A comitiva que visitou a Associação Comercial na manhã de quinta-feira informou que em setembro deste ano haverá uma Rodada Internacional de Negócios em Nanquim, para a qual os empresários de Sorocaba foram convidados a participar.

Hudson Pessini, em nome do Legislativo, informou que este evento é “uma oportunidade para fomentar o comércio entre as duas cidades” e defendeu que o papel do poder público é “procurar desburocratizar ao máximo as atividades econômicas”. Ele se comprometeu “no que tange à legislação municipal, vamos nos empenhar em desburocratizar as coisas, para que parcerias como essa aconteçam da forma mais fácil possível”, concluiu o vereador.

Comentários

Leia também