Sorocabanos acordam de madrugada para tentar requalificação

Quase uma centena de sorocabanos dormiu no vão livre do prédio da Uniten (Universidade do Trabalhador Empreendedor e Negócios) – programa da Prefeitura de Sorocaba que oferece requalificação ou formação de mão-de-obra – na madrugada de segunda para hoje. E antes do dia amanhecer, por volta das 5h, mais de mil pessoas estavam em fila que avançava para a rua.

Todas tentavam uma das 305 vagas disponíveis para 12 cursos de capacitação, preenchidas por ordem de chegada. A Guarda Civil Municipal acompanhou a movimentação no local e não constatou nenhum incidente.

No local, jovens e adultos com os dramas de terem perdido o emprego há 2, 3 e até 4 anos e não conseguirem se recolocar estão em busca de uma nova formação. Os cursos oferecidos foram: Logística; Metrologia; Segurança do Trabalho; Designer de Sobrancelhas; Operador de Caixa; Eletricista Automotivo; Manutenção de Eletrodoméstico; Porteiro e Controlador de Acesso; Padeiro; Forno e Fogão; Informática Básica; Eletricista Industrial (necessário curso básico de Elétrica).

Dados oficiais indicam que há pelo menos 12 milhões de brasileiro desempregados e outros 20 milhões subempregados.

O drama desses sorocabanos desempregados está replicado. Dias atrás, na cidade de São Paulo, milhares de pessoas passaram dias na fila atrás de uma oportunidade de emprego. O mesmo aconteceu hoje em Franca, onde a indústria de calçado, anunciou vagas e uma número surpreendente de pessoas foram tentar o emprego.

Comentários

Leia também