TV Tem volta a investir em pesquisa e contrata novamente o Ibope para captar a intenção de voto do momento em Sorocaba

Compartilhar

pesquisaDepois de três pesquisas no 1º turno da eleição (onde no resultado final da urna o único dado que não bateu foi a posição do 4º e 3º colocado), o Ibope volta a captar o momento do eleitorado sorocabano sobre a sua intenção de voto para o 2º turno. Contratado por R$ 45.150,00 pela TV Tem, o Ibope registrou a pesquisa no dia 11 de outubro com a intenção de divulga-la no dia 17 de outubro (segunda-feira que vem).

 

Além da intenção de voto (Espontânea e Estimulada), a pesquisa ainda quer saber o nível de interesse do sorocabano na eleição; Em quem votou no 1º; Quem vai ganhar a eleição; Preferência ou Simpatia por partido; Avaliação dos govenos Pannunzio, Alckmin e Temer.

O número de identificação da pesquisa é: SP-00168/2016. Serão entrevistados 602 eleitores através da Metodologia “Pesquisa quantitativa”, que consiste na realização de entrevistas pessoais, com a aplicação de questionário estruturado junto a uma amostra representativa do eleitorado em estudo.

 

Em entrevista publicada na última sexta-feira no Jornal Valor, a diretora executiva chefe do Ibope, Márcia Cavallari, explicou a diferença do dado captado pelo Ibope para o das urnas quando falava sobre João Dória Jr. A pesquisa dava 35% para ele e na urna obteve 53% e ganhou em 1º turno. Cavallari disse que, em breve, além das entrevistas pessoais o Ibope também vai usar ferramentas de redes sociais para chegar mais perto do que pensa o eleitor no momento do voto. Segundo ela, em 1982 o Ibope levava 15 dias para processar os dados e acertava. Hoje o eleitor pode mudar de opinião pela influência de ferramentas como o WhattsApp por exemplo. Mas isso será em breve.

Comentários