Sorocaba esteve representada em Brasília na Audiência Pública da Frente Nacional de Prefeitos com Sérgio Moro, ministro da Justiça e Segurança Pública, pelos secretários da Prefeitura de Sorocaba coronel Antônio Valdir Gonçalves Filho (Segurança e Defesa Civi) e o delegado de polícia José Humberto Urban Filho (Prevenção e Combate às Drogas), uma vez que o prefeito Crespo cumpriu agenda em Sorocaba.
A audiência serviu para o ministro falar para representantes de mais de 80 cidades do país sobre o Projeto de Lei Anticrime que busca endurecer a legislação para punir crimes violentos, como homicídios e outros cometidos por organizações criminosas.
O projeto foi enviado pelo ministro Sérgio Moro ao Congresso Nacional para discussão, votação e aprovação para então virar lei.
Além de participarem da Audiência Pública, Urban e Valdir estiveram visitando o Congresso Nacional, buscando algumas emendas e aproveitaram para encaminhar ofício do prefeito Crespo com a proposta de uma Projeto de Lei que endurece as penas para os crimes cometidos nos estabelecimentos de ensino, principalmente nas escolas públicas, numa tentativa para evitar a onda de vandalismo e depredação, de pequenos furtos de fiação e de merenda. “Será uma forma de inibir e facilitar o serviço de Segurança em nossa cidade; para que a Guarda Civil Municipal, em parceria com a Polícia Militar, possa ter mais efetividade e ação na prisão desses criminosos que atuam nas escolas públicas municipais.” destacou o secretário de Segurança e Defesa Civil, Antonio Valdir.
Na ocasião, os secretários entregaram ao ministro Sérgio Moro um livro no qual destaca o potencial socioeconômico de Sorocaba, mostrando a qualidade de vida da cidade e sua população.