Depois da China, é a vez de Israel e EUA se interessarem por Sorocaba

Compartilhar

Este blog já publicou que ao longo de todo o ano passado Sorocaba recebeu cinco comitivas chinesas interessadas em oportunidades para investimentos na cidade e neste ano já recebeu pelo menos uma visita. A china demonstra interesse por: Inovação, Tecnologia, Software, Saneamento, Educação e Esportes.

Agora chegou a vez de Israel se interessar por investir em Sorocaba e ontem o prefeito Crespo recebeu visita de empresários daquele país.

E os Estados Unidos também demonstraram interesse, conforme relato do vereador Manga que anunciou sua ida àquele país em setembro.

Estados Unidos

O vereador Rodrigo Manga anunciou que vai viajar aos Estados Unidos em setembro deste ano, a convite do cônsul honorário do Brasil em Miami, Joel Stewart, para discutir e eventualmente viabilizar investimentos em Sorocaba. Antes disso, em agosto, ambos voltarão a se reunir em Sorocaba, acompanhados de empresários norte-americanos, para estreitar parcerias entre as partes, com proposta de geração de emprego por meio de empresas de tecnologia.

Com larga experiência nos setores de imigração, negócios, imóveis e Direito nos EUA, Joel esteve em Sorocaba na última semana visitando autoridades locais, entre elas o vereador Manga. “A proposta é trazer investidores, inovações e fomentar ações que gerem emprego em Sorocaba, sobretudo por meio de empresas de alta tecnologia”, disse Manga, que completou: Joel mostrou-se interessado e disposto a reunir um grupo de possíveis empresários que podem investir em Sorocaba e trazer benefícios para os dois países.

Joel disse que Sorocaba é uma cidade muito hospitaleira e interessante para negociar parcerias internacionais. “Há muitas oportunidades, até de se abrir novas empresas por aqui. Há multinacionais que operam aqui e lá nos Estados Unidos e temos empresários interessados em investir nesse país. Sorocaba é uma grande possibilidade”, apontou o cônsul.

Israel

Crespo, prefeito de Sorocaba, por sua vez, recebeu empresários israelenses da área de desenvolvimento tecnológico em seu gabinete, conheceu exemplos de projetos de cidades inteligentes, já desenvolvidos em cidades como Guadalajara, localizada no Estado de Jalisco, México, e criou uma força-tarefa na prefeitura para que os projetos apresentados pelos visitantes sejam viabilizados no município. “Em um primeiro momento será realizado o levantamento de todas as ferramentas oferecidas a população e a compilação em um único método que reúna todas as informações e serviços públicos em uma central ‘inteligente’ que permitirá maior comunicação entre a população, gestão pública e sua melhor eficiência”, explicou.

Os israelenses recebidos pelo prefeito são os empresários Julian Bergmann, gerente-geral da empresa de consultoria Berg&Co; Ricardo Kanterewicz, CEO da Berkant Ltda.; e Avraham Gelberg, empresário radicado há anos no município, mais conhecido como Avi Goldberg, embaixador voluntário de Sorocaba em Israel, nomeado por Decreto Municipal nº. 24.633 de 28 de fevereiro de 2019 e o diretor-geral da SYL Sistema de Freios, indústria de Freios Automotivos com sede no bairro de Aparecidinha, os quais trouxeram algumas soluções de tecnologia israelense que permitirão que Sorocaba se adéque para ser pioneira no Brasil no conceito Cidade Inteligente e Segura (Safe and Smart City).

Comentários