A matrioska, aquela chamada “Boneca Russa”, caracterizada por reunir uma série de bonecas de tamanhos variados que são colocadas uma dentro das outras, que simbolizam a ideia de família (nascimento, amor e amizade) é a marca do episódio n° 26 do podcast “Passeio pela Memória”, série de conversas que venho mantendo com o empresário Sérgio Reze, 87 anos de idade.
A partir da visita de suas netas na sua casa, onde foram brincar na piscina, Sérgio mergulha numa espiral de relações da sua vida e sua cidade.
Piscina em casa é um fenômeno do final do século 20 e início do 21. Nos anos anteriores e posteriores à 2° Guerra Mundial era possível nadar, em Sorocaba, no Quinzinho ou no Scarpa. Então Sérgio se lembra que não era Scarpa, mas Trujillo, nome da família proprietária das terras naquela parte de Sorocaba e que os Scarpa vieram para cá empreender na indústria têxtil que estava promissora desde a Guerra da Secessão nos Estados Unidos. A crise na economia de lá foi oportunidade para cá. Sérgio relaciona as cidades onde o algodão era plantado e beneficiado para a indústria. Lembra da chegada do pernambucano Pereira da Silva e a construção do seu império têxtil.
Uma lembrança vai puxando a outra e se chega ao campo de aviação, dos alemães que ali empreenderam, dos pilotos ali formados até que o local, propriedade de um grupo, está sendo apropriado por grandes empresas que dominaram o local.
É interessante ver nesse episódio do podcast ver como o que vivemos (presente) é consequência de uma trama complexa e improvável de relações muitas vezes centenárias e que escapam de qualquer controle.
Relembro: A viagem desse episódio nasceu de uma visita de uma criança, sua neta, que foi brincar com suas amiguinhas na piscina da casa dele.
É um episódio muito didático de como o mundo é construído.
Venha participar desse interessante mergulho. Clique no link: https://youtu.be/_NlJsRYHjQ8