Eric Vieira, secretário de Assuntos Jurídicos e Patrimoniais da Prefeitura de Sorocaba, vai promover o encontro do prefeito Crespo e o promotor Orlando Bastos Filho
O secretário de Assuntos Jurídicos e Patrimoniais da Prefeitura de Sorocaba, Eric Vieira, participou na coluna O Deda Questão no Jornal da Ipanema (FM 91,1 Mhz), nesta manhã de quarta-feira (26/04) para explicar a vitória no embate entre Ministério Público e Prefeitura a respeito da criação de 84 cargos de livre nomeação.
A conversa seguia com base nos fatos da semana, decisão do desembargador do Tribunal de Justiça que manteve os 84 nomeados no cargo até o julgamento da ação; o fato da prefeitura de Sorocaba ter o menor número de comissionados de todos os municípios paulistas; o quanto de fato a demissão dos 84 comissionados atrapalharia o dia-a-dia da prefeitura; o fato do mérito da ação do promotor não ser a quantidade de cargos, mas o fato dos cargos não serem de chefia e assessoramento.
Num dado momento, porém, um dos tópicos da entrevista do prefeito Crespo, da véspera, veio à tona. Era o prefeito dizendo que por três vezes tentou se encontrar com o promotor Orlando Bastos Filho para se entender com ele e apagar desavenças que tiveram no passado, quando Crespo era vereador. O prefeito diz que não tem problema algum em se desculpar com o promotor e que já fez isso com o promotor Marum, com quem teve problemas também na época em que foi vereador, e que hoje o que vale é a cidade acima das diferenças pessoais. Crespo entende que o promotor Orlando Bastos não supera essas diferenças.
Ai, neste momento da conversa, recebo uma mensagem do promotor Orlando (a quem eu havia telefonado afim de que ele entrasse no ar, mas ligação não se completou) onde ele afirmou textualmente o seguinte: “Jamais, jamais fui procurado por alguém da prefeitura, e nem o serei pela imprensa. De outro lado sempre busquei entendimento, tanto que qualquer providência é antecedida de recomendação ou pedido de esclarecimentos. Essa a verdade.”
Ou seja, o promotor entende que o convite para o diálogo feito na entrevista coletiva de Crespo não é adequada para que eles conversem e deixa claro que as três tentativas que o prefeito disse que ocorreram partiram de amigos comuns aos dois, porém sempre de maneira informal. E o principal: se houver uma manifestação formal do prefeito para esse encontro ele está aberto para que isso ocorra.
O secretário Eric Vieira assumiu o compromisso de promover esse encontro. Que assim seja, que impasses e diferenças pessoais fiquem de fora do que é do interesse público. Prefeito e promotor são essenciais para o funcionamento equilibrado da democracia.
Fico feliz em ter participado desse processo como observou o ouvinte Sérgio Tenório Pereira da Silva: Acho que o assunto e a discussão que sua coluna patrocinou hoje na rádio Ipanema contribuiu pra que as partes (prefeito e promotor – Prefeitura e Ministério Público) se encaminhem a um TAC (Termo de Ajustamento da Conduta). Parabéns!