Eleito, Dini promete Legislativo forte na defesa dos direitos do sorocabano

O vereador Fernando Dini (MDB) foi eleito presidente do Legislativo para o Exercício de 2019 e 2020 durante a 80ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Sorocaba, a última do ano, realizada na manhã desta quinta-feira, 13, sob o comando do atual presidente da Casa, vereador Rodrigo Manga (DEM).  Eleito com 17 votos, Fernando Dini concorreu à presidência com a vereadora Iara Bernardi (PT), que conquistou três votos.

Em seu discurso, ele prometeu “um Legislativo forte, que defenda e proteja os direitos de nossa população, pessoas que não medem esforços para construir suas vidas com dignidade e esperam o mesmo de nosso trabalho que é realizado aqui”.

Num outro trecho, ele se dirigiu diretamente aos vereadores do PT e PSOL que não votaram nele: “aos três que não votaram em mim, prometo um empenho ainda maior e uma dedicação que mostrará a vocês, meu amigo França e minhas companheiras Iara e Fernanda, que podem confiar em mim e que estaremos juntos. Mesmo que com nossas salutares diferenças ideológicas, buscarei sempre a aproximação e o consenso, respeitando sempre as minorias”.

Quem também mereceu citação especial foi o vereador Martinez que abriu mão da disputar a presidência da Câmara em favor de Dini: “agradeço ao nosso decano Martinez, pela sensibilidade em acreditar que a unificação da Câmara Municipal era o melhor caminho para todos que acreditam no consenso. É a condição básica para conquistarmos uma governabilidade que todos esperam”.

Com o encerramento do ano legislativo, a Câmara volta a ter sessões em 2019 sob a presidência de Dini e a nova Mesa Diretora: Fausto Peres (Podemos) foi eleito 1º vice-presidente, também com 17 votos, contra os três votos de Fernanda Garcia (PSOL). Assim, a próxima mesa diretora será composta pelos seguintes membros: Fernando Dini (MDB), presidente; Fausto Peres (Podemos), 1º Vice-Presidente; Irineu Toledo (PRB), 2º Vice-Presidente; Hudson Pessini (MDB), 3º Vice-Presidente; Luiz Santos (Pros), 1º Secretário; Pastor Apolo (PSB), 2º Secretário; e Péricles Régis (MDB), 3º Secretário.

Discurso do eleito

Meus queridos amigos vereadores e amigas vereadoras.

Começo meu discurso com uma citação do ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama: “A mudança não virá se esperarmos por outra pessoa ou outros tempos. Nós somos aqueles por quem estávamos esperando. Nós somos a mudança que procuramos”.

Gostaria de aproveitar o momento para agradecer, com amor, a Deus, à minha família, em especial à minha mãe Sônia e aos meus irmãos Adriana, Sandro e Luis Carlos; à minha filha Isadora e à minha companheira Simone que acompanham de perto tudo o que eu passo e estão sempre ao meu lado. Seja na alegria ou seja na dificuldade. Já não entre nós, também agradeço de coração e elevo meus pensamentos ao meu tio Fernando Dini Neto, aos meus avós Pedro e Nina; e ao meu pai Fernando.

Agradeço também a todos que acreditaram e que estiveram comigo desde o início desta trajetória. Nos momentos felizes e, sobretudo, nos momentos difíceis. Essa vitória é de todos nós. Aos que não me apoiaram, em um primeiro momento, peço a confiança para construirmos juntos dias ainda melhores para Sorocaba.

Aproveito também para agradecer ao nosso decano Martinez, pela sensibilidade em acreditar que a unificação da Câmara Municipal era o melhor caminho para todos que acreditam no consenso. É a condição básica para conquistarmos uma governabilidade que todos esperam.

Senhoras e Senhores,

O que aconteceu aqui hoje foi a demonstração da grandeza de um Legislativo por princípios maiores que o interesse individual. Marca o início de um período onde a coletividade, o interesse público e o bem comum serão primordiais.

Devemos acreditar na primazia da distinção entre os poderes e na independência, sobretudo na harmonia – um tanto quanto esquecida – em que devemos conviver. Esta nova condição afeta o povo sorocabano de maneira positiva.

O compromisso que assumo hoje – não somente com os senhores vereadores, como também com todos os funcionários desta casa (por quem irei lutar) e com nossa cidade -, é de um Legislativo forte, que defenda e proteja os direitos de nossa população. Pessoas que não medem esforços para construir suas vidas com dignidade e esperam o mesmo de nosso trabalho que é realizado aqui.

Com a participação efetiva, e sei que assim será, de todos os nobres colegas desta Casa de Leis, precisamos tornar os anseios da população em práticas reais. Nossa obrigação é oferecer uma cidade cada vez mais voltada aos interesses e ao bem comum de cada cidadão.

A prática da boa política, acompanhada do trabalho sério e comprometido de cada um de nós, com certeza nos conduzirá ao caminho certo. Porém, não devemos nos afastar dos ideais que nos unem: que é de fazer de Sorocaba a cidade que tanto sonhamos.

Hoje, penso comigo: quanto tempo levamos, meus companheiros de MDB, Hudson, Péricles, doutor Hélio, Vitão e Militão, para descobrirmos o que todos nos falavam? A união faz a força e nosso partido deu início a tudo isso. Nossa egrégora formada há alguns meses foi fundamental para a construção dessa nova realidade, para a construção desse novo momento. Da união de nossa Câmara em um só propósito. Aos poucos, meus companheiros, conseguimos chegar até aqui. Parabéns e obrigado a cada um de vocês.

Já aos três que não votaram em mim, prometo um empenho ainda maior e uma dedicação que mostrará a vocês, meu amigo França e minhas companheiras Iara e Fernanda, que podem confiar em mim e que estaremos juntos. Mesmo que com nossas salutares diferenças ideológicas, buscarei sempre a aproximação e o consenso, respeitando sempre as minorias.

Quando comecei a minha peregrinação em torno desse momento que estou vivendo, descobri, dia após dia, que não estaria aqui se não fosse a crença daqueles que acreditam em minhas idéias e meus ideais. Descobri que caminhando sozinho não chego a lugar algum. E mais… sei que aqui todos estão imbuídos do mesmo propósito: o melhor para Sorocaba.

Encerro dizendo a cada um de vocês o que muitas vezes ouvi quando me encontrava em situações difíceis e que consumiam toda a minha energia: Segure firme garoto. Você não está sozinho.

Comentários

Leia também