Lippi reina sozinho na preferência do eleitor sorocabano a deputado federal

Os números coletados pelo professor Flaviano Agostinho de Lima da votação no colégio eleitoral de Sorocaba a deputado federal (leia na postagem anterior os dados da eleição a deputado estadual) demonstram que o ex-prefeito Vitor Lippi, reeleito para o seu segundo mandato como deputado federal, segue reinando sozinho entre os eleitores sorocabanos.

Ele ficou com 18,79% dos votos, ou seja, com 61.994 votos, o triplo do vereador Vitão do Cachorrão que ficou com 5% dos votos (escolhido por 16.801 sorocabanos) e do ex-vereador Izídio de Brito, ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, que ficou com 4,87% dos votos (escolhido por 16.069 sorocabanos).

Os votos de cada um dos outros 12 candidatos a federal de Sorocaba podem ser vistos no quadro que acompanha esse texto.

Prefeito 2020

O resultado da eleição deste ano deixa evidente o favoritismo de Lippi, na largada de uma corrida eleitoral, numa eventual decisão sua de vir a concorrer a prefeito em 2020, levando em conta não apenas quem concorreu agora a federal, como ele, mas também quem buscou vaga na Assembleia Legislativa (veja a portagem anterior).

Obviamente que questões pessoais, e de contexto social do momento da futura eleição, quando terão se passados dois anos do novo presidente no comando do país, terão influência na decisão das candidaturas. Mas que o resultado de agora é um termômetro para a próxima eleição, isso é. Historicamente é.

Comentários

Leia também