Jaqueline Coutinho deverá ser a prefeita em exercício de Sorocaba mesmo com o prefeito ficando menos de duas semanas longe do cargo
Ainda não foi revelado o cronograma do evento, mas o prefeito de Sorocaba, José Crespo (DEM), a convite do senador Agripino Maia do seu partido, aceitou integrar a delegação brasileira que vai à Alemanha, na primeira semana de maio, para debater soluções para a crise política brasileira. As despesas da viagem da delegação serão pagas pela Fundação Konrad Adenauer (KAS), cujo a própria autodefinição diz: “fundação política alemã, independente e sem fins lucrativos; que atua com base nos valores da União Democrata-Cristã (CDU), partido político alemão; promove a Democracia, o Estado de Direito, os Direitos Humanos e a Educação Política, bem como a Economia Social de Mercado e o desenvolvimento descentralizado e sustentável.”
Diante da viagem, é esperado que a vice-prefeita, Jaqueline Coutinho, faça sua estreia no cargo de prefeita em exercício. A lei determina que apenas se for se ausentar por um período de 14 dias é que o prefeito deve passar o cargo ao seu vice. Certamente Crespo ficará fora no máximo por 5 dias (não há nada definido sobre isso), mas mesmo assim deverá passar o exercício de prefeito para a vice. A harmonia deles é o principal indicativo de que isso vai acontecer.