Prefeito vai à Espanha por 12 dias, mas não passa o comando à vice. Por quê?

Prefeitos de onze cidade brasileiras, entre eles Crespo, de Sorocaba, numa comitiva organizada pela Frente Nacional de Prefeitos, desembarcaram em Barcelona (Espanha) para participar da 8ª edição do Smart City Expo World Congress, onde deverão conhecer boas práticas voltadas à inteligência das cidades.

Para o presidente da Frente Nacional dos Prefeitos, Jonas Donizette, de Campinas, essa missão é importante para o futuro das cidades brasileiras: “Espero que os prefeitos voltem com grandes ideias para suas cidades”. O prefeito de Sorocaba/SP, vice-presidente de Planejamento Urbano, está animado com a viagem, onde no quesito mobilidade urbana, Sorocaba é finalista no concurso de cidades inteligentes apresentando o projeto do VLT, também durante o congresso.

Custos da Frente Nacional

Representam a Frente Nacional de Prefeitos no evento, além dos prefeitos de Sorocaba e Campinas, o prefeito de Curitiba/PR, Rafael Greca, vice-presidente de Cidades Inteligentes,a prefeita de Palmas/TO, Cinthia Ribeiro, 2ª vice-presidente da FNP, e os prefeitos de Porto Velho/RO, Dr. Hildon, vice-presidente de Relações com o Judiciário; de Aracaju/SE, Edvaldo Nogueira, vice-presidente de Relações com Fóruns e Redes; de Niterói/RJ, Rodrigo Neves, vice-presidente de Parcerias Estratégicas;; de Ribeirão Preto/SP, Duarte Nogueira, vice-presidente de Gestão Pública; de Cariacica/ES, Juninho, vice-presidente de Políticas Sociais; de São José dos Campos/SP, Felício Ramuth, vice-presidente de Mobilidade Urbana; de Jaguariúna/SP, Gustavo Reis, vice-presidente de Juventude; de Presidente Prudente/SP, Nelson Bugalho, vice-presidente de Energias Renováveis e o vice-prefeito de Salvador/BA, Bruno Reis.

Os custos de viagem foram subsidiados a partir de uma parceria entre FNP e Smart City Expo World Congress.

Smart City Expo World Congress

O encontro de Barcelona é um fórum que prevê o compartilhamento de boas práticas em políticas públicas para cidades inteligentes. Em sua 8ª edição, que ocorre até 15 de novembro, o evento se concentrará em cinco tópicos principais: Transformação digital; Ambiente urbano; Mobilidade; Cidades inclusivas e compartilhadas; Governança e finanças; Missão internacional.

Relação com a vice-prefeita

O prefeito embarca de volta ao Brasil no próximo dia 20 e dia 21 retoma as atividades, em Sorocaba. Ele ficará fora da cidade, portanto, por 12 dias e abriu mão de passar o comando formal da cidade à vice-prefeita, Jaqueline Coutinho. Sua decisão está dentro da lei uma vez que apenas quando se ausentar por mais de 14 dias ele precisava passar o comando da cidade de maneira formal. Na sua ausência, a prefeitura segue o trâmite normal tendo em vista que os secretários municipais assinam pelo trâmite burocrático.

No exercício do mandato o prefeito Crespo já foi à Alemanha e Portugal por períodos menores que 12 dias e passou o comando da cidade à vice. Foi no retorno de uma dessas viagens que nasceu o atrito entre ele e a vice que originou, inclusive, a cassação do seu mandato por parte da Câmara pelo período de 43 dias.

Mas há uma luz no fim do túnel para que eles restabeleçam uma relação política, ao menos. Por quê? Porque assim que terminou a campanha eleitoral, portanto retornando da licença prevista em lei para se candidatar, Jaqueline Coutinho se apresentou ao prefeito. Crespo pediu que os secretários Hudson Zuliani, Eloy Oliveira, Eric Vieira e Flávio Chaves acompanhassem esse encontro, onde a vice disse que gostaria de ter espaço para trabalhar e pediu 2 assessores ao prefeito. Crespo teria dito a ela que iria ver se lhe daria algum espaço na administração, mas enfatizou que ela (Jaqueline) não confia nele e ele (Crespo) não confia nela.

Ainda não há decisão do prefeito, pelo que consegui saber, se ele vai ou não incorporar Jaqueline no dia-a-dia da administração. Numa eventual reforma (o zumzumzum dos corredores palacianos afirmam que vai acontecer), Jaqueline poderá vir a ser convidada para ocupar um cargo de secretária municipal.

Comentários

Leia também