A prefeita Jaqueline Coutinho e o secretário da Fazenda Fabio Martins chamaram a imprensa e os vereadores para conhecer dois projetos de leis sobre refinanciamento e parcelamento de dívidas dos contribuintes com os cofres públicos municipais.
Segundo Fabio Martins, atualmente o valor total da Dívida Ativa do município chega a R$ 1,2 bilhão somando o valor devido por cada sorocabano e, com os projetos, a prefeitura propõe perdoar a multa moratória dessa dívida e dar desconto de 95% nos juros de mora. Além disso, quem preferir parcelar o que deve ao invés de receber esses perdões de multa e juros, poderá optar por parcelamentos de 36 ou 60 meses.
“A expectativa é que nos três primeiros meses com os dois projetos seja possível arrecadar cerca de R$ 30 milhões de dívidas dos contribuinte com tributos municipais”, revelou o titular da Fazenda.
Os projetos (Refis e o Parcelamento) que serão encaminhados para votação na Câmara de Vereadores.
O presidente da Câmara, Rodrigo Manga, sentou-se ao lado da prefeita, em local de destaque, como nunca antes havia ocorrido nos 7 meses do governo do prefeito cassado. Vale lembrar que foi graças a Manga (que por lei poderia ter evitado o início de todo o processo de cassação de Crespo) que Jaqueline se tornou prefeita e ele, em qualquer ausência da prefeita (por presidir a Câmara) passa a assumir o comando do Poder Executivo.
Novo slogan?
O que não pode deixar de ser observado é que o gabinete do prefeito de Sorocaba ganhou um novo adereço: uma lousa. Na administração do prefeito Vitor Lippi, na mesma parede onde está a lousa de Jaqueline, havia uma placa com os dizeres Ética e Parceria. Na lousa de Jaqueline, escrito a pincel atômico, estava na manhã de hoje durante o anúncio do projeto a expressão Uma Sorocaba Melhor!
Vejo esse registro em foto do repórter fotográfico Emídio Marques e publicada no portal do jornal Cruzeiro do Sul.
Jaqueline foi eleita vice-prefeita sob o slogan “Renasce Sorocaba”, uma referência da campanha eleitoral ao que a chapa, naquela campanha, entendia que era necessário ocorrer em relação a administração anterior. Portanto, concluo, que a frase de hoje na lousa da prefeita seja uma referência ao que ela deseja para a cidade a partir da sua administração, ou seja, algo melhor do que vinha acontecendo na gestão do prefeito cassado.