Vereadores ficam na periferia do fato e não entram no cerne da questão dos Jogos Universitários

Fernando Dini, vereador da oposição ao prefeito Pannunzio na Câmara de Sorocaba, reuniu uma série de elementos e fatos que demonstram o abuso por parte de um grupo de estudantes que participaram do Juca (Jogos Universitários de Comunicação e Artes) de 2016 realizado durante o feriado de Corpus Christi na na cidade. Yabiku, vereador de situação e então secretário de Esportes do prefeito Pannunzio, que foi quem assinou a documentação que permitiu a realização do Juca em Sorocaba, usou de mais uma de suas frases de efeito (desta vez foi “fazendo tempestade em copo de água”) para rebater as críticas.

Ambos ficaram na periferia dos fatos, deixando claro uma picuinha de quem esta à caça de votos, em que pese a gravidade dos resquícios do Juca: uma jovem de 20 anos da USP denunciando um estudante de 35 anos também da USP de ter passado a mão em suas partes íntimas (denúncia de estupro), restos de maconha, flaconete de cocaína, dúzias e dúzias de garrafas de bebidas, lixo, sujeira.

O cerne da questão é: qual o saldo do Juca para a cidade?

Do ponto de vista econômico: O Juca 2015 realizado em Araraquara recebeu 7 mil estudantes. O deste ano em Sorocaba, recebeu 6 mil. A Prefeitura de Araraquara contabilizou a movimentação de R$ 2 milhões na cidade durante os dias do Juca naquela cidade. E aqui em Sorocaba?

Do ponto de vista cultural: a presença de artistas como o Emicida.

Do ponto de vista social: a indicação de que Sorocaba está inserida no contexto de cidades que lideram o crescimento e desenvolvimento do Estado.

Do ponto de vista esportivo: a capacidade de Sorocaba sediar eventos que marcam a vida de qualquer jovem universitário.

Sou da opinião que Sorocaba deve se vocacionar para eventos como o Juca. Sorocaba deveria se organizar para fomentar a cultura de eventos e, assim, estimular uma das primordiais indústrias do mundo que é a do entretenimento. Um indústria que gera emprego, gera riqueza e gera a confiança de um futuro para quem faz parte da cadeia produtiva por trás de uma simples atividade como é o Juca.

É importante denunciar abusos e erros como fez o vereador Dini. Mas seria ainda mais importante que o vereador Yabiku tivesse a visão geral de que não apenas um Juca, mas dezenas deles pudessem estar no calendário de Sorocaba. E com mais planejamento para evitar os abusos.

Em tempo, nas redes sociais são milhares de fotos postadas pelos jovens que aqui vieram. A maioria de celebração e irreverência como esta que escolhi para esta postagem.

Comentários

Leia também