Sindicato da indústria e metalúrgicos comemoram bom momento do setor

Dados da pesquisa de emprego realizada pela Federação e pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp/Ciesp), indicam que as indústrias da área de abrangência da Diretoria Regional de Sorocaba, composta por 48 municípios, abriram aproximadamente 600 novos postos de trabalho no mês de setembro, com uma variação de 0,60%. Esta foi a terceira alta consecutiva no segundo semestre, gerando um saldo positivo de 1350 postos de trabalho.

De acordo com o diretor titular do Ciesp Sorocaba, Erly Domingues de Syllos, a pesquisa é um termômetro de como a economia regional está reagindo à crise econômica que o país enfrenta. “Nossa região é uma das menos impactadas pela crise e desde julho deste ano as empresas voltaram a contratar, o que indica a pujança da economia regional, mesmo com a indefinição do quadro político”, explica Syllos.

Ainda segundo a pesquisa, Sorocaba teve o segundo melhor resultado na geração de empregos na indústria do Estado, ficando atrás apenas de Jacareí, que apresentou variação positiva de 0,61%. O resultado positivo do mês de setembro na região de Sorocaba foi influenciado pelos setores de Confecção de Artigos do Vestuário e Acessórios (6,17%), Veículos Automotores e Autopeças (1,69%), Metalurgia (0,57%) e Produtos Têxteis (1,14%).

 

“No ano, temos um acumulado de 1,86%, o que representa um aumento de aproximadamente 1.850 postos de trabalho”, destaca Syllos. O saldo também é positivo quando considerados os últimos 12 meses, período em que foram gerados 450 postos de trabalho, com uma variação de 0,42%. Já no terceiro trimestre do ano foram abertas 1350 vagas na região.

Novo Toyota

O Sindicato dos Metalúrgicos (Smetal) também celebra o bom momento do setor na cidade ao divulgar que a planta da Toyota de Sorocaba iniciou na última segunda-feira, dia 22, o terceiro turno na montadora. Os termos do acordo de criação do novo turno foram negociados entre a empresa e SMetal e gerou 740 novos empregos, além da efetivação de 320 funcionários que estavam trabalhando sob regime de contrato por prazo determinado. A planta de Sorocaba atualmente tem 2.849 trabalhadores e produz os veículos modelos Etios e Yaris.

As sistemistas Kanjiko, NCSG Sorocaba (antiga Scórpios), TT Steel, Sanoh e Faurecia já vinham fazendo o horário do terceiro turno para suprir a demanda da montadora. Com os novos turnos nas sistemistas foram gerados mais de 230 empregos em Sorocaba.

Comentários

Leia também